Publicidade
Entretenimento
Postura correta

Palmilhas específicas ajudam a manter postura perfeita

Conheça as vantagens do uso das palmilhas posturais no reequilíbrio da postura 04/10/2012 às 10:46
Show 1
O fisioterapeuta Daniel Ribeiro faz parte da equipe do Instituto Phisiovida Manaus, do Instituto Cohen (São Paulo) e do Grupo Equality (São José dos Campos)
Cynthia Blink ---

Quando você está dirigindo um veículo e percebe que ele pende para um dos lados, já pensa na possibilidade de resolver o problema passando numa oficina para ajustar o alinhamento e balanceamento do automóvel. O que talvez não saiba é que sentir dor em todas as posições: deitado, sentado, em pé, agachado, andando ou, ainda, embaixo dos pés, são sinais claros que a estabilidade do seu corpo também precisa de correções. Nesse caso é hora de um “Pit stop” no fisioterapeuta.

Basta subir na plataforma baropodométrica (uma superfície plana cheia de sensores) e em instantes um programa gera a imagem, na tela do computador, mostrando a pisada e os cálculos da distribuição de massa. Com esses dados, o fisioterapeuta pode identificar as falhas na postura corporal.

Por exemplo: em um quadro onde o pé direito sustenta mais massa que o esquerdo, esse indivíduo está mais baixo do lado direito, logo toda a estrutura óssea é prejudicada. A pessoa está torta, assim como o carro pende para um dos lados. Mas se os carros muitas vezes têm conserto, as pessoas também podem ter.

Reequilíbrio

As palmilhas posturais, método que teve origem na escola francesa, tem garantido bons resultados no Brasil. O fisioterapeuta paulista Daniel Ribeiro aplica esse método há quatro anos em Manaus. Ele explica como as palmilhas atuam para reequilibrar a postura: “Depois do exame de baropodometria eu confecciono as palmilhas, de acordo com a necessidade de cada paciente, elas vão proporcionar o alinhamento da pisada e da postura, distribuindo adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés”.

Júnior Lima e Maurren Maggi são adeptos das palmilhas posturais

De acordo com o fisioterapeuta, o uso das palmilhas posturais é indicado para tratamento de escolioses, espondilolisteses, dores lombares e outros problemas de origem postural. A idade para começar a usá-las é a partir dos quatro anos, desde que seja necessário. O especialista ressalta: “Não é preciso sentir dor para aderir às palmilhas, elas servem tanto na terapia quanto na prevenção de doenças posturais”.

Tempo mínimo

Ainda segundo Daniel Ribeiro, para que o método seja eficiente devem-se usar as palmilhas durante o tempo mínimo de quatro horas diárias na primeira semana, depois disso, pode ser usada sempre que o paciente estiver calçado.

 Além de Manaus, o fisioterapeuta Daniel Ribeiro atende em sua cidade natal, São José dos Campos (SP), e em São Paulo (capital), onde tem clientes ilustres como Íris Abravanel, autora da novela Carrossel e esposa do Silvio Santos, o cantor Junior Lima, a atleta Maurren Higa Maggi e outros mais que o procuram buscando ficar dentro do eixo.