Publicidade
Entretenimento
Gravação DVD

Parintins (AM) realiza um verdadeiro Festival Folclórico fora de época

Em pleno período de aquecimento para o carnaval, o interior do Amazonas revive o clima junino em um espetáculo grandioso, que atraiu centenas de turistas e amantes do boi-bumbá amazônico para a ilha no interior do Amazonas 29/01/2012 às 19:20
Show 1
Ensaio do Boi-Bumbá Garantido, em Parintins, para gravação do CD e DVD 2012
Leandro Tapajós Parintins (AM)

Em diversas cidades do Brasil os eventos pré-carnavalescos fazem parte da agenda cultural neste período do ano.  Em Parintins, no interior do Amazonas, os blocos se preparam para o ‘Carnailha’. Mas, a preparação foi ofuscada pela gravação ao vivo do CD e DVD ‘Tradição’, do Boi-bumbá Garantido, que já está sendo comparada a um ‘festival folclórico fora de época’ – tal a estrutura montada para o espetáculo e volume de turistas atraídos, em um período de baixa temporada.  

A festa acontece na noite deste sábado (28), no Bumbódromo, arena onde são realizadas as disputas dos bumbás durante o tradicional festival que ocorre todos os anos no mês de junho.

 “O DVD é um preparo da galera. Primeiro nos deixa com a auto-estima lá em cima, é um alimento, uma fonte de energia para que ela chegue com todo o gás no festival”,disse Fred Góes, responsável pela coordenação artística geral e direção musical.  

O espetáculo
Minutos antes do inicio da gravação o governador do Amazonas, Omar Aziz recebeu o titulo de sócio benemérito do boi Garantido.  Após ganhar uma placa das mãos do presidente do bumbá Telo Pinto, o governador se emocionou ao ouvir o levantador Sebastião Jr cantar, acompanhado do público presente, a toada “Lamento de Raça”.

Entre os pontos altos da apresentação destaque para as performances do levantador Sebastião Jr e Israel que além de cantar arriscaram vários passos de dança.  

A apresentação contou com símbolos do folclore amazônico como as iaras, botos, índias amazonas e auto do boi. Alem das vozes dos itens masculinos o público pode conferir a interpretação de duas toadas na voz de Márcia Siqueira, que foi muito aplaudida pelo público. A arquibancada do boi Caprichoso ficou tomada por torcedores vestidos com as cores vermelho e branco.

Similar ao que ocorre nas apresentações durante o Festival Folclórico de Parintins, em junho, os torcedores deram um show à parte. A emoção foi captada por equipamentos de áudio e vídeo com tecnologia Full HD, pelos profissionais da TV A Crítica.

Turistas
A gravação do CD e DVD levou cerca de 15 mil pessoas ao Bumbódromo. Entre elas, muitos turistas, que chegaram até a cidade em dezenas de barcos, lanchas e voos comerciais e fretados, 20 voos extras foram realizados para o transporte de turistas.

“Não poderia deixar de vir assistir esse evento”, sou torcedora e essa gravação promete ser um grande espetáculo e se tornar parte do calendário. Não interessa se é carnaval. Nossa festa é o boi-bumbá”, acredita a administradora Cláudia Cidade Castro, que saiu de Manaus para conferir a festa.

O geólogo Jonas Souza saiu de São Paulo para conferir a gravação. “Estava de férias em Manaus. Tinha programado idas pra Presidente Figueiredo e um hotel de selva, mas, como não conheço o festival do boi, acabei mudando os planos e vindo pra Parintins, já que não poderei vir em junho. Vi o ensaio geral e já me emocionei, o folclore local é espetacular mesmo”, disse.