Publicidade
Entretenimento
HISTÓRIA

Passeio guiado irá percorrer avenida Joaquim Nabuco, no Centro Histórico

Promovido pelos administradores da fan page “Manaus de Antigamente”, o evento gratuito irá percorrer uma das principais avenidas do Centro 19/10/2017 às 17:16
Show joaquim
(Foto: Google Street View/Reprodução)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Ruas e avenidas antigas. Fachadas de prédios históricos. Andar por alguns trechos Centro da cidade é como viajar de volta ao tempo e revisitar o ambiente de outras décadas. Essa é a proposta principal da 8ª Passeando pela História de Manaus: Avenida Joaquim Nabuco. Promovido pelos administradores da fan page “Manaus de Antigamente”, o evento gratuito irá percorrer uma das principais avenidas do Centro Histórico numa verdadeira imersão no passado.

De acordo com Gisella Braga, professora de História e criadora da página e blog, os seguidores do perfil sempre pediam que os administradores colocassem fotos comparando os locais antes e atualmente, mas muitos não conseguiam identificar os prédios. “A gente marca, levamos fotos antigas, exibimos para mostrar como era antes”, explica. Gisella diz que esse é o quarto ano em que o evento é realizado, sempre em outubro, mês do aniversário da cidade.

(Foto publicada no perfil "Manaus de Antigamente)

Nesta edição, o trajeto vai começar na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e vai até o Hospital Beneficente Portuguesa do Amazonas. “Vamos abordar os casarões antigos que ficam na Joaquim Nabuco, a questão da arborização que sofreu alterações ao longo do século e também a construção da hospital”, explica Gisella Braga.

À frente do blog, além de Giselle, estão seus parceiros Fábio Augusto e Ed Lincon. “Não é um passeio turístico, é como uma aula”, ressalta. “O resgate do Centro Histórico de Manaus é muito importante para a nossa economia, pois todas as cidades históricas em várias partes do país têm esse objetivo principal que é fazer com que as pessoas visitem esse locais, promovendo o turismo sustentável. É também uma opção de cultura”, complementa Gisella.

Apaixonada por Manaus, ela ainda afirma que os passeios são uma oportunidade dos próprios manauaras conhecerem sua história. “Para que todos possam conhecer como foi construída sua cidade, ampliando esse amor e essa relação afetiva”, finaliza.

O Blog

Criado em 2013, o perfil “Manaus de Antigamente” é um local de amplo compartilhamento de fotos históricas da cidade de Manaus. “A princípio era apenas uma página para compartilhar fotos, não tínhamos que ela crescesse na proporção que cresceu”, conta Gisella. De acordo com a administradora, em uma semana a página superou 1 mil curtidas. Atualmente, o perfil já possui mais de 130 mil curtidas e seguidores. Por conta do sucesso, Gisella resolveu criar um canal para mostrar alguns vídeos antigos. No Youtube, o perfil leva seu nome.

Serviço

O quê:  VIII Passeando pela História de Manaus: Avenida Joaquim Nabuco

Quando:  domingo (22) às 16h

Onde:  encontro na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Rua Leovegildo Coêlho, 237 - Centro), rumo a Avenida Joaquim Nabuco

Quanto:  gratuito

Info:  perfil "Manaus de Antigamente" no Facebook