Publicidade
Entretenimento
Vida

Paul McCartney e Chico Buarque comemoram aniversário

Músicos lendários completam mais um ano de vida sem a menor intenção de se aposentarem 19/06/2012 às 08:33
Show 1
Chico Buarque
Mellanie Hasimoto ---

Quem gosta de música boa é, provavelmente, fã de ambos. Apesar de só os mais próximos saberem como é conviver com esses geminianos, a contribuição deles principalmente para a música é incalculável. Um, nascido em 18 de junho de 1942, em Liverpool, e o outro, carioca e que completa 67 anos de vida hoje, Paul McCartney e Chico Buarque, respectivamente, são ícones que merecem todas as reverências nos dias em que comemoram seus aniversários. Aposentadoria? Essa palavra parece estar longe do vocabulário dos dois.

Paul McCartney casou-se (novamente) em outubro do ano passado, arrastou uma multidão durante o show que fez no jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II no início deste mês e tem vaga garantida no show de abertura dos Jogos Olímpicos, que vão acontecer no mês que vem, em Londres. Já Chico Buarque, que realiza turnê do seu mais recente disco “Chico” pelo Brasil, esgotou ingressos por todos os Estados que cantou. Com agendas concorridas, e 55 e 50 anos de carreira, respectivamente, McCartney e Chico realmente não parecem querer diminuir o ritmo tão cedo.

Fãs incondicionais
Cada um, à sua maneira, teve impacto e foi importante para a história de seu País. Ao lado de Lennon, George Harrison e Ringo Starr, McCartney formou os Beatles, banda de rock mais poderosa e influente na cultura mundial. Cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical e cinematográfico, além de ativista dos direitos dos animais, o músico britânico completa 70 anos com uma vida pontuada pelo auge na carreira e os conflitos de uma vida privada conturbada.

Chico, por sua vez, foi perseguido durante a ditadura militar, viveu no exílio e teve uma vida permeada por poucas polêmicas, mas com incursões vitoriosas pela dramaturgia e literatura. Quando mais jovens, eram os ídolos de gente que hoje tem filhos da idade em que ambos começaram a fazer sucesso. Muitos destes aprenderam a gostar da música deles por meio dos pais. É o caso da publicitária Andréa Menezes, 29, que começou a ouvir Chico ainda criança, influenciada pela mãe. “Chico Buarque é um poeta do cotidiano social e também das agruras e venturas do universo femino. Escuto desde pequenina. Minha relação com ele é de cumplicidade, quando preciso me ver por dentro recorro a ele”, disse.

Já o advogado e músico Leonardo Garcia, 26, é fã dos dois, mas o trabalho de McCartney tem influência direta em sua vida, por conta do rock'n roll que faz com sua banda, a Malbec. “Apesar do Sir Paul completar 70 anos e o auge de suas canções terem tônica mais de 30 anos atrás – ou seja, a minha concepção não tinha sido nem idealizada nesta época –, a música boa é atemporal, pois transcende o tempo e se torna eterna, passando por várias gerações e se torna maior do que o seu próprio compositor”, disse. Se pudesse fazer um desejo de aniversário, Andrea diria a Chico: “Meu desejo é clichê mas vale o brinde: que ele seja como o vinho, quanto mais velho melhor”. Leonardo também deseja o melhor a Macca. “Que as alegrias que esta vida lhe reservam sejam tão intensas como a sensação de ouvir suas músicas”, disse. Esses, aliados a saúde e muito mais músicas boas, são os desejos de todos os fãs.