Publicidade
Entretenimento
Vida

Peça 'Miolo da Estória' é apresentada em Manaus

Companhia Maranhense traz leituras sobre a cultura popular nas regiões Norte e Nordeste 24/07/2012 às 08:39
Show 1
João Miolo (Lauande Aires) vive dilemas entre trabalho, folclore e religião
Virgílio Simões ---

Acompanhia de artes Santa Ignorância, de São Luís (Maranhão), apresenta hoje e amanhã o espetáculo teatral “O Miolo da Estória - No Miolo da Floresta”, no teatro do Sesc e na Assinpa. A companhia foi contemplada com o prêmio Myriam Muniz, da Funarte, e está em turnê pelos Estados da região Norte. O roteirista, diretor e ator do monólogo, Lauande Aires, interpreta cinco personagens ligados à trajetória do operário João Miolo, que nas horas vagas atua como “miolo” de bumba meu boi (equivalente ao nosso “tripa” de boi-bumbá). João sonha em ser o cantador do boi, passa por momentos de desilusão, adoece e precisa fazer as pazes com os santos para sobreviver.

Épicos do bumbá
Aires define sua peça como um drama-épico, com poucas passagens cômicas. “É uma peça tensa, onde realizamos um estudo das tradições populares e da exploração do trabalhador”, comentou. As apresentações serão seguidas por debates envolvendo a plateia, nos quais Aires fala sobre o processo de criação das personagens e os trabalhos antropológicos que serviram de base ao roteiro.

A Santa Ignorância aproveita para lançar o livro “Entre o chão e o tablado”, que reúne os quatro textos que a companhia já montou. Outra atividade do grupo em Manaus é o workshop “Sotaques do Maranhão”, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), hoje às 9h, ministrado por Leonel Alves, que coordenou o treinamento corporal de Aires para este espetáculo. A companhia completa 15 anos de existência em 2012, e ainda passará com a peça por Rio Branco, Porto Velho e Belém (PA).

Teatro nos passos do boi
 “O miolo da estória” é uma obra de ficção baseada em leituras, observações e depoimentos de brincantes. Fala a respeito dos conflitos de um homem pobre diante da exploração sofrida no ambiente de trabalho e no espaço do divertimento. Apresenta a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas João sustenta o desejo de ainda vir ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida. Seu drama tem início quando, não sendo aceito como cantador, decide não sair na boiada daquele ano. Revoltado, ele vai trabalhar embriagado e acaba se machucando. E precisa refazer os votos com o santo para não perder a perna. O espetáculo apresenta o homem em conflito com a fé e suas relações sociais. Desde sua estreia em 2010, o espetáculo tem participado de festivais e mostras nacionais. Em 2011, além do Prêmio Myriam Muniz, recebeu o Prêmio Sated/MA de Artes Cênicas nas categorias melhor ator e melhor espetáculo.

Serviço
O que é: Peça “O Miolo da Estória”
Onde: Teatro do Sesc, rua Henrique Martins, Centro; e Assinpa, Avenida da Lua, Morada do Sol, Aleixo
Quando: Hoje, às 20h, no Sesc; e amanhã, no mesmo horário, na Assinpa quanto Gratuito