Publicidade
Entretenimento
CONCERTO

Filarmônica sobe ao palco do Teatro Amazonas com repertório de música clássica

O concerto continua as celebrações dos 120 anos do Teatro e dos 20 anos da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita 13/02/2017 às 14:42 - Atualizado em 13/02/2017 às 14:54
Show orquestra
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Equilíbrio, simetria e claridade. É assim que se caracteriza o período Clássico da música mundial, entre a segunda metade do século 18 e o início do século 19. E para celebrar o Classicismo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza na próxima terça-feira (14), o concerto Sinfonias, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, com entrada franca.

O concerto, que continua as celebrações dos 120 anos do Teatro Amazonas e dos 20 anos da Secretaria de Cultura, fica a cargo da Amazonas Filarmônica, sob a batuta do seu regente titular, Luiz Fernando Malheiro. No repertório, obras do italiano Domenico Cimarosa e dos austríacos Franz Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart.

De Cimarosa, a Filarmônica interpreta a Abertura da ópera cômica O Matrimônio Secreto. Estreada em 1792, em Viena, e com libreto de Giovanni Bertati, a ópera se passa na cidade italiana de Bolonha, durante o século 18, e narra a história do comerciante Geronimo, que propõe um dote ao Conde Robinson para que este case com a sua filha, Elisetta.

Em seguida, a orquestra apresenta a Sinfonia N. 37 em Sol Maior, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Em quatro movimentos, a composição desta sinfonia é atribuída a Michael Haydn, irmão de Franz Haydn. Da obra, Mozart escreveu o primeiro movimento, adagio majestoso, e a obra foi composta em Linz, na Áustria, no ano de 1783.

Para encerrar a noite, a última obra é a Sinfonia N. 104 em Ré Maior, de Franz Haydn, chamada de Londres e a última sinfonia composta por ele. A peça, em quatro movimentos, foi composta no ano de 1795, depois de algumas visitas de Haydn à Inglaterra, e é considerada uma das obras mais marcantes do austríaco.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura.