Publicidade
Entretenimento
Vida

Peru recheado com castanhas-do-pará

O Recheio desta receita tem um toque regional com uma farofa feita de muitas castanhas-do-pará, ótima sugestão para o Natal 22/12/2012 às 10:35
Show 1
Ceia de Natal com Peru e farofa de castanhas-do-pará
Sadia ---

Ingredientes

1 Peru Temperado (cerca de 8kg)

6 Colheres de sopa de margarina

1 Cebola cortada em cubos pequenos

3 e ½ Xícaras de chá de farinha de rosca

2 Xícaras de chá de castanha-do-pará picadas grosseiramente

Cheiro verde a gosto

1 Pimentão vermelho sem sementes cortado em cubos pequenos

1 Pimentão verde sem sementes cortado em cubos pequenos

Noz-moscada ralada na hora a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino- preta moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Descongele o peru conforme as instruções de embalagem. Retire o saco com os miúdos do interior da ave, corte o fígado e o coração em pedaços pequenos. Cozinhe a moela e o pescoço até ficar macio, pique a moela em cubos pequenos e desfie o pescoço.

Em uma panela, derreta metade da margarina, refogue a cebola e os miúdos. Junte a farinha de rosca, a castanha-do-pará, o cheiro-verde, os pimentões, e noz-moscada, o sal e a pimenta e misture bem.

Enquanto isso, preaqueça o forno em temperatura média (200º C).

Em uma assadeira, acomode o peru e o recheie com essa farofa. Feche a cavidade do peru com palitos de madeira e barbante, em movimento de zigue-zague. Prenda as asas junto ao peito com palitos e cruze as coxas, amarrando-as com barbante. Cubra com papel  alumínio e asse por 2 horas.

Remova o papel alumínio, regue o peru com o caldo da assadeira e asse por mais 2 horas ou até o termômetro pular. Neste período, pincele com o restante da margarina a cara 30 minutos. Transfira o peru para uma travessa, removendo os palitos e o barbante e sirva em seguida com a farofa.

Dica

Para evitar que durante o cozimento algumas partes do peru fiquem muito escuras, proteja as que forem ficar mais expostas com papel alumínio.