Pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo tendem a ser homofóbicas, diz estudo
Uma pesquisa feita por três universidades estrangeiras aponta indícios de que a agressividade contra homossexuais seria uma forma de reprimir a atração sentida por pessoas do mesmo sexo 11/04/2012 às 08:25
Um estudo (*) realizado pelas universidades de Rochester, Essex e Califórnia, nos Estados Unidos, revela que as pessoas homofóbicas sentem atração por pessoas do mesmo sexo. O comportamento agressivo em relação aos homossexuais seria uma forma de reprimir o desejo sentido que, por uma série de motivos, o indivíduo considera errado (a criação recebida dos pais, por exemplo).
Publicada no mês de abril no "Journal of Personality and Social Psychology", (*) a pesquisa foi composta por quatro experimentos distintos, cada um envolvendo em média 160 estudantes universitários, entre alemães e norte-americanos. Com o intuito de explorar a atração sexual explícita e implícita dos participantes, os pesquisadores mediram as discrepâncias entre o que as pessoas diziam sobre sua orientação sexual e como eles reagiam durante uma tarefa.
Para o primeiro experimento, palavras e imagens eram mostradas aos participantes na tela de um computador e, então, era pedido para que as classificassem como "gay" ou "hétero". Para a segunda parte, os estudantes foram incentivados a buscar fotos de pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto. Ambos os testes foram realizados para entender a atração sexual implícita.
Nos dois testes finais, os pesquisadores buscaram saber qual o tipo de criação familiar dos estudantes e suas opiniões políticas e crenças. Para medir o nível de homofobia na própria casa, os participantes responderam questões como: "Seria perturbador para minha mãe descobrir que ela estava sozinha com uma lésbica" ou "Meu pai evita homens gays sempre que possível".
Segundo a pesquisa, os resultados fornecem novas evidências para apoiar a teoria psicanalítica de que a ansiedade, medo e aversão por pessoas homossexuais pode ser uma reação de quem se identifica com o grupo, mas não aceita isso. Segundo o estudo, são pessoas que, com medo do julgamento alheio, reprimem e negam seus instintos e desejos.
(*) Textos originais em inglês
+ Entretenimento
-
Feira da FAS terá oficina gratuita para preparação d...
-
MAP Linhas Aéreas anuncia voos extras para o Festiva...
-
Paço da Liberdade estreia exposição em homenagem a S...
-
Teatro Manauara recebe encontro musical de Cássia El...
-
Kratos faz retorno triunfal em novo ‘God of War’
-
Conheça alguns artistas indígenas do Amazonas em pro...
-
Manaus terá 'viradão' no lançamento mundial de God o...
-
Shoppings recebem exposições sobre Festival Amazonas...
-
Últimos passaportes da Caravana Azulada estão à venda
Veja também
- Comportamento e personalidade são essenciais na busca por emprego
- Mulher leva soco no rosto e acusa vizinho de homofobia
- Os riscos de expor crianças a conteúdos muito complexos na pré-escola
- Adolescente é espancado e tem cabelos cortados por homens
- Veja dicas para melhorar a rede de contatos e ter sucesso
- Justiça condena Bolsonaro a pagar R$ 50 mil por ofensa a quilombolas
- Locais proíbem entradas de crianças e pais rebatem
- Conheça pessoas que odeiam verduras e legumes