Publicidade
Entretenimento
Vida

Pontes Filho lança livro sobre história do Amazonas na I Bienal do Livro

Nesta livro, o autor percorre de forma clara, didática e objetiva os cenários e contextos da composição territorial e histórica do Amazonas 25/04/2012 às 12:11
Show 1
Livro “História do Amazonas” de Pontes Filho
Anne Gabrielly ---

O cientista social Pontes Filho, fará o lançamento oficial do seu livro “História do Amazonas”, publicado pela Editora da Amazônia, na I Bienal do Livro Amazonas, nestes sábado (28) ás 17h no Studio 5. Nesta livro, Pontes Filho percorre de forma clara, didática e objetiva os cenários e contextos da composição territorial da conquista da colonização lusitana, dos movimentos nativistas e do processo de integração imperial e republicano no Amazonas até os dias de hoje.

Em entrevista ao portal acrítica.com o autor, revelou que a idéia inicial para o livro surgiu há muito tempo, quando lecionava para crianças do ensino fundamental. “Comecei a produzir os textos sobre o assunto quando dava aulas. Fiz muitas pesquisas, colhi informações em busca pela história do Amazonas, e formas de como mostrar isso. Levei muito tempo discutindo”, contou.

Sobre o tempo que levou a produção do livro, Pontes afirmou que o processo foi iniciado em 1990, ainda na faculdade. “Iniciei o discurso lendo diversos referenciais teóricos e pesquisas. Outros livros surgiram antes do “Histórias da Amazonas”, como por exemplo o “Amazonas Histórias de sua gente”, completou.

E sobre a experiência de escrever o livro, Pontes declaro que escrever é um trabalho de “Hércules”. “ Escrever um livro é um trabalho Hercúleo. É um trabalho  longo, intenso mas prazeroso. Espero atingir muitas pessoas com essa obra, que pode ser adotado em cursos de todos os níveis”, finalizou Pontes Filho.