Publicidade
Entretenimento
Vida

Programa de Circulação e Popularização da Cultura começa em diversas áreas de Manaus

De acordo com o governador do Amazonas, o Programa de Circulação e Popularização da Cultura do Estado chega para disseminar as ações culturais realizadas pelos artistas amazonenses  13/10/2015 às 10:35
Show 1
O projeto de popularização da cultura é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura
acritica.com* Manaus (AM)

O Programa de Circulação e Popularização da Cultura do Amazonas começa oficialmente nesta quarta-feira, 14, direcionado a todos os bairros de Manaus. O programa faz parte do Plano de Cultura do Governo do Amazonas / Secretaria de Estado da Cultura para 2015/2016. A agenda já começa, dia 14, com a presença da Galeria de Arte Itinerante Manoel Borges, que estará à disposição do público, das 9h às 15h, no Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire (Jorge Teixeira – Zona Leste).

Na ocasião, acontecerá ainda mostra de filmes amazonenses ao público, às 11h30. A Galeria Itinerante Manoel Borges abre oficialmente com a exposição “Produção Baré”, com curadoria do artista plástico Jandr Reis. São 23 obras de artistas amazonenses que compõem o acervo da Pinacoteca do Estado.

Junto a Galeria – que funciona num container - estará também posicionada a kombi da Biblioteca Volante Elson Farias, que faz parte do “Programa Mania de Ler”, com cerca de 600 obras dividas entre: literatura infantil, infanto-juvenil, literatura amazonense, além de livros infantis em Braile, promovendo, dessa forma, a acessibilidade e a inclusão de crianças e jovens deficientes visuais.

Já no dia 16, segue atividades da Galeria Manoel Borges, com a Biblioteca Elson Farias, no Centro Integral Elisa Bessa Freire, sendo que às 11h30, a apresentação será do grupo de hip hop Flavor Gangs. Também no dia 16, a circulação cultural chega na Escola Estadual Senador Arthur Virgílio Filho (Bairro Santa Etelvina – Zona Norte), onde haverá apresentação do Balé Folclórico do Amazonas, às 9h. Na parte da tarde, a programação segue com mostra de filmes amazonenses, às 15h, e o espetáculo destreetdance do Studio de Dança Patrícia Marques, às 16h.



De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, o Programa de Circulação e Popularização da Cultura do Estado chega para disseminar, de uma vez por todas, as ações culturais realizadas pelos artistas amazonenses. “É um processo, inclusive, educativo pois divulga nossos artistas e ainda descobre novos talentos”, declarou. Coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura, a circulação e popularização das artes seguirá agenda cultural ainda no Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire (Jorge Teixeira – Zona Leste), no dia 14, às 11h30, com performance do Coral Adulto do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

No domingo, dia 18, o projeto de popularização cultural segue na Paróquia do Divino Espírito Santo (Coroado II – Zona Leste), com apresentação da Camerata de Violões, do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, às 16h, e performance da Orquestra de Violões do Amazonas, às 17h. Para o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, é um novo momento para a cultura no Amazonas. “Vamos circular Manaus, mas não só Manaus. O projeto também irá ao interior do Estado e os artistas da terra mais o público são quem mais ganham com isso”, disse.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonase o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.