Publicidade
Entretenimento
Momentos de Jazz

Programa voltado para o Jazz comemora 17 anos de existência com música de qualidade

O programa do jornalista Humberto Amorim criou um cenário voltado a essa manifestação artística 21/05/2012 às 08:27
Show 1
O jornalista amazonense Humberto Amorim é músico, colecionador e amante de jazz
Rafael Seixas Manaus

O programa da rádio Amazonas “Momentos de Jazz”, do jornalista e jazzófilo Humberto Amorim, completou mês passado 17 anos, tendo muito o que comemorar, pois antes de sua existência não havia uma cena voltada ao gênero puramente americano.

 “Sinceramente, antes da criação e veiculação do programa no dia 7 de abril de 1995, pelas ondas da FM 101.5, inexistia em Manaus quaisquer tipos de manifestações públicas ou cena relacionadas a este estilo musical, que se constitui na única forma de arte original e puramente americana”, disse Humberto Amorim, explicando ainda que o “Momentos de Jazz” foi criado no dia do aniversário de Billie Holiday que, segundo ele, “foi a maior expressão musical do jazz de todos os tempos”.

“Após alguns anos da criação, surgiu a Amazonas Jazz Band, em seguida o Festival Amazonas Jazz e também bandas que, embora se manifestem sem seguir a tradição jazzística, começaram a implementar pelos bairros, como Cidade Nova, manifestações instrumentais com base jazzística, como é o caso da Curumim Jazz e Jazz Verde”, complementou.

Um dos cantores preferidos de Humberto é Frank Sinatra

Arte do improviso

 Para quem não conhece muito sobre essa manifestação artística, Amorim explica: “O jazz é uma maneira extraordinária de tocar e cantar, toda baseada no improviso. A principal influência do jazz é originária no blues. No início, antes do uso da palavra jass (com dois SS), o jazz era chamado de blues”.

O criador e um dos integrantes da All That Jazz recomenda os iniciantes escutarem nomes como Oscar Peterson, Duke Ellington, Stan Getz, Count Basie, Miles Davis e Benny Goodman (todos do instrumental); Billie Holiday, Peggy Lee, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan (vocais); e Diana Krall, Jane Monheit, Dee Dee Bridgewater (artistas da atualidade).

Novinho

Como de costume para celebrar o aniversário, o radialista produziu um CD duplo (leia o Saiba +), com 30 músicas escolhidas a dedo, além de colocar algumas novidades na atração. “Este ano a novidade é meia hora com um jazz master e apresentação de um cantor/cantora/instrumentista inéditos”.