Publicidade
Entretenimento
Vida

Programação de Natal em Manaus será repleta de shows, com evento multiartístico

Toda a programação natalina de 2015 durará um mês, do dia 25 de novembro a 25 de dezembro, e contará com shows musicais e coral; ainda haverá presépio na Igreja de São Sebastião, a Casa do Papai Noel e a Árvore de Natal 15/10/2015 às 20:22
Show 1
"O Largo será o grande 'point' de Natal", afirmou o titular da SEC, Roberio Braga
Vinicius Leal Manaus (AM)

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) modificará a programação cultural do período natalino, em Manaus, para um conjunto de mais de 30 espetáculos, incluindo um concerto de Natal.

Ao invés do espetáculo "O Glorioso" no dia 25 de dezembro, com  palcos do lado de fora do Teatro Amazonas (TA), este ano a SEC vai montar um evento multiartístico que será apresentado em 6 dias, entre 17 a 23 de dezembro, com 9 sessões gratuitas, em um formato de palco italiano dentro do TA. Do lado de fora, no Largo de São Sebastião, serão colocados telões de LED para a população assistir.

Toda a programação natalina durará um mês, do dia 25 de novembro a 23 de dezembro, e contará com shows musicais, de coral, orquestra, violão, saxofone e percussão, por exemplo. Haverá, ainda, o presépio na Igreja de São Sebastião, a Casa do Papai Noel e a Árvore de Natal, além do concerto de Natal e a inclusão da procissão de N. S. Conceição, padroeira do Amazonas, no dia 8 de dezembro.

Os eventos acontecerão dentro do TA, ao redor do Largo e em outros pontos de cultura do Centro de Manaus, como Teatro da Instalação, Espaço Cultural Palácio da Justiça e Igreja São Sebastião.


Coletiva de imprensa para apresentar a programação

"O Largo será o grande 'point' de Natal. Tudo será no Largo e nos equipamentos culturais próximo ao Largo", afirmou o titular da SEC, Roberio Braga. "A programação será aberta ao público diariamente às 18h, quando a Árvore de Natal será ligada". 

O concerto, por Jorge Takla

O concerto de Natal será transformado em um espetáculo teatro-musical único, apresentado em vários dias no palco do TA e dirigido pelo artista Jorge Takla, de São Paulo. O show, que vai durar 1h20, é intitulado "O Arauto dos Brinquedos" e será uma adaptação do texto "As Lágrimas de Brinquedo", do escritor amazonense Alfredo Fernandes.

Na história, uma menina cega chamada "Dorinha" viverá uma aventura com seus brinquedos que têm vida própria e, no meio do enredo, será exautado o nascimento de Jesus Cristo, a origem do Natal. Serão 180 artistas no palco, sem contar componentes musicais. Em anos anteriores, eram cerca de 5 mil artistas envolvidos.

Transmissão para TV

As nove sessões gratuitas do concerto de Natal "O Arauto dos Brinquedos" serão transmitidas para telões de LED no Largo São Sebastião. "Serão 700 lugares dentro do Teatro. Do lado de fora ainda não verificamos quantas cadeiras. Também vamos pensar como serão distribuídos esses assentos" disse Roberio.

O show de Natal também será transmitido pela TV A Crítica, 4 (TV aberta) e 11 (NET), além para a TV pública Cultura do Amazonas. No dia 25 de dezembro não haverá o concerto de Natal, mas sim a transmissão do show na TV.

Orçamento 

Para este ano, o secretário de Estado de Cultura não divulgou o orçamento oficial disponível para a programação cultural de Natal. Entretanto, segundo Roberio Braga, apenas o custo do concerto receberá patrocínio de R$ 2 milhões da Coca-Cola.

"Estamos orçando (o custo total do evento), mas a Coca-Cola dispõe a patrocinar com 2 milhões de reais. Nada vai sair do bolso do Governo", explicou Roberio.