Publicidade
Entretenimento
Decoração com profissionais habilitados

Projete sua casa ou apartamento com a ajuda de um arquiteto

Muitas vezes, o barato sai caro e a economia acaba vindo com a contratação de um bom arquiteto 12/07/2012 às 15:22
Show 1
Sala de estar criada pelo Espaço Projetos: aproveitamento de espaços, funcionalidade e adequação às necessidades do cliente
Felipe de Paula Manaus

Ter a casa ou o apartamento com a assinatura de um arquiteto pode parecer um luxo para poucos. No entanto, o projeto não costuma ultrapassar 6% do custo total da obra e, em alguns casos, pode até dobrar o valor do imóvel na revenda.

Além disso, profissionais da área ressaltam que o projeto arquitetônico, que inclui todo o planejamento da obra, pode reduzir em até 20% os gastos da construção, além de permitir o melhor aproveitamento do espaço e, claro, dar aquele up no visual no seu novo lar.

Para o presidente do Conselho de Arquitetura do Amazonas (CAU), o arquiteto Jaime Kuck, a ideia de que contratar um profissional de arquitetura pesa no bolso do cliente não se justifica. “É o contrário, (um projeto) economiza e agrega bastante valor ao imóvel”, garante ele, ressaltando que essa noção acaba restringindo a arquitetura às classes de poder arquisitivo mais elevado. “Estamos tentando levar a arquitetura para todas as classes sociais”, afirma.

Economia


O arquiteto Werner Deimling explica que os projetos são calculados por metro quadrado, mas levam em consideração diversos fatores, como o tipo de arquitetura implementada (de baixo, médio ou alto padrão) e o CUB (Coeficiente Unitário Básico), que mede os valores e honorários do setor de construção civil. A média de preço por metro quadrado varia entre 50 e 100 reais. “Podemos estimar que uma casa de 300 m2 deva gastar cerca de R$ 20 mil em média pelo projeto, mas economiza cerca de 20% (R$ 60 mil) no andamento da obra”.

"Outro ganho econômico, diz Werner, é a possibilidade de se criar sistemas de reaproveitamento energético e utilização da água da chuva”, complementa o arquiteto, que preside a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Amazonas (Asbea-AM).

Interiores

De acordo com a arquiteta Theka Mendes, do Espaço Projeto Arquitetura, o profissional acompanha todo o processo até a entrega do apartamento, o que permite minimizar erros na compra da mobília e instalação de modulados e outros elementos, indicando fornecedores confiáveis para o cliente não entrar em roubada.


A sócia Renata Scherer lembra ainda que é dever do profissional adequar o projeto às necessidades e poder aquisitivo dos clientes. “O projeto tem que caber no bolso do cliente”, ressalta.

Larissa Guerra, também do Espaço, lembra que as pessoas têm se mudado de grandes casas para apartamentos menores. “Quem monta um apartamento sozinho geralmente peca no dimensionamento. Um projeto oferece funcionalidade e adequa suas necessidades ao espaço disponível”, completa.

Pontos

Em Manaus, o preço do projeto por metro quadrado varia entre 50 e 100 reais, de acordo com o tipo de projeto, o tempo da obra e know how do escritório de arquitetura;

O acompanhamento do cliente num projeto arquitetônico residencial pode ser o segredo de uma obra bem sucedida;

Deixar de contratar um arquiteto, mesmo que para uma construção modesta, implica em perda de dinheiro, tempo e espaço.