Publicidade
Entretenimento
Vida

Projeto 'Clube do Autor' incentiva a literatura

A compilação, que reúne um total de 36 histórias, escritas por estudantes, graduados e professores do curso de Letras da universidade, possui como tema a Literatura Fantástica. Na tarde desta quinta-feira (11), a sua terceira coletânea de contos, intitulada “Folhas fantásticas” 10/10/2012 às 08:19
Show 1
Lajosy rodeado de alguns dos colaboradores da coletânea de contos
Gabriel Machado Manaus, AM

Despertar o interesse e a motivação pelo universo da literatura. Foi esse o motivo que levou o professor Lajosy Silva a organizar o Clube do Autor, projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que lança, na tarde desta quinta-feira, a sua terceira coletânea de contos, intitulada “Folhas fantásticas”.

A compilação, que reúne um total de 36 histórias, escritas por estudantes, graduados e professores do curso de Letras da universidade, possui como tema a Literatura Fantástica, gênero dividido em fantasia, ficção-científica e horror e que consagrou autores como Edgar Allan Poe.

“O interessante é que  ele (o Clube do Autor) consegue trabalhar com o aluno de uma maneira muito particular. O estudante participa da temática, onde ele vai entender o que é a Literatura Fantástica e quem foram os autores que falaram sobre isso, e, a partir daí, as narrativas começam a ser trabalhadas”, comentou Alice de Souza, professora do departamento e integrante do projeto.

O Clube do Autor, que já lançou duas outras coletâneas – “Folhas verdes” e “Folhas eróticas” –, serve também como laboratório para futuros escritores, como é o caso de Morgan Rodrigues, 20, e Keitiane Maciel, 18, estreantes no projeto. “Um bom escritor deve escrever sobre tudo. Acredito que a arte em si é criada porque, muitas vezes, a realidade é muito difícil e precisamos passar uma ideia de uma maneira que o leitor absorva sem muito impacto”, destacou Rodrigues, cujo conto acompanha uma garota e sua boneca em uma jornada para escapar de um mundo surreal.

Diferente do companheiro, Keitiane resolveu explorar mais o lado do horror do gênero. “Minha história mostra uma menina que possui uma casa na árvore e, por conta deste local, ela executa diversas coisas, inclusive assassinatos. Pretendo colocar um medo em quem a estiver lendo”, revelou, classificando o Clube do Autor, ainda, como uma injeção de ânimo nos alunos do curso.

Para o seu idealizador, “Folhas fantásticas” deverá agradar ao público devido à sua temática. “É um assunto recorrente, as pessoas gostam de filmes que abordam o sobrenatural, da questão dos mitos, do terror, do suspense e de tudo relacionado a esse universo”, apontou Lajosy, que já planeja a próxima compilação do projeto, que terá tema livre e será lançada em dezembro deste ano.

‘O fim de nós’

Além de servir de palco para o lançamento da coletânea, o auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), receberá, também, o novo livro do organizador do Clube do Autor: “O fim de nós”.

“O tema principal é de como lidamos com vários tipos de perda, como a morte, o fim de um relacionamento ou a separação”, resumiu Lajosy, que trabalha, atualmente, em seu quinto romance.

Serviço

O que é:  Lançamento de “Folhas fantásticas” e “O fim de nós”

Onde:  Auditório Rio Solimões, ICHL, Campus da Ufam

Quando:  Amanhã, às 15h30