Publicidade
Entretenimento
Show

Projeto "Ita na Bossa" vai valorizar arte de Itacoatiara

O objetivo do projeto é resgatar a própria cultura de Itacoatiara, para dar continuidade aos trabalhos artísticos da cidade 29/08/2012 às 07:51
Show 1
Produção também conta com o cantor Manoel Passos
Rafael Seixas Manaus, AM

A arte feita em Itacoatiara (a 265 quilômetros de Manaus) será valorizada por meio do projeto cultural “Ita na Bossa”, que será lançado neste sábado, dia 1° de setembro, às 20h, no mirante do município, com o show “Simplesmente Bossa Nova”, do cantor, violinista e compositor Manoel Passos, acompanhado se sua banda.

A apresentação terá, ainda, a participação especial do Coral de Crianças de Itacoatiara. De acordo com Passos, o objetivo do projeto é resgatar a própria cultura de Itacoatiara, pois, apesar de ser conhecido como “Cidade Canção”, o município para após o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), realizado anualmente em setembro.

“Quando falo em cultura, falo nos músicos, artistas plásticos, intérpretes, instrumentistas, enfim, todo aquele pessoal que mexe com cultura no município. Todos terão um espaço no ‘Ita na Bossa’. Esse projeto será feito pelo menos quatro vezes ao ano, sendo de três em três meses e tendo sempre um tema e proposta diferente”, disse.

“Quando termina o Fecani, a cidade para em relação a qualquer evento cultural. Fiquei até meio pasmado com a situação toda. (...) Em contato com o pessoal que mexe com cultura lá, eles reclamaram muito de não ter um local para mostrar seus trabalhos”, complementou Passos, que também é produtor da iniciativa e frequentador assíduo de Itacoatiara.

O artista já levou o seu projeto musical infantil, intitulado “Criança feliz, feliz a cantar”, para a cidade.

Contato e show

Vários artistas de Itacoatiara já contataram a produção e devem participar das próximas edições do evento, que sempre contará com uma grande atração, seja de Manaus, da própria região ou de outras localidades.

Para esse show, o “Simplesmente Bossa Nova”, Passos montou um repertório especial, contando com obras expressivas da Bossa Nova, entre elas “Chega de saudade”, “Aquarela do Brasil”, “Canta Brasil” e “Garota de Ipanema”.

O set list terá, ainda, uma canção italiana para relembrar a turnê de Passos pelo país europeu em 2008. Recurso

Algumas músicas serão ilustradas com projeções de imagens, o que também auxiliará na explicação de parte das canções interpretadas por Passos, com comentários sobre o movimento e gênero musical.

O Coral de Crianças de Itacoatiara irá cantar quatro canções junto ao artista amazonense, dando destaque para o Hino de Itacoatiara. Um poema de Elson Farias, escritor e poeta itacoatiarense radicado em Manaus, será declamado na abertura da iniciativa.

Criação

O mentor do “Ita na Bossa” foi o casal, morador do município, Roberto Vieira e Ana Síria Cavalcante. Segundo Passos, muitas pessoas estão pensando que o projeto é uma espécie de esquenta para o Fecani, mas não é.

Segundo o produtor, a produção até gostaria de ter uma parceira com o festival, porém isso não foi possível.