Publicidade
Entretenimento
Vida

Projeto 'Leituras em Cena' mostra resultados de oficinas voltadas à dramaturgia teatral

A leitura dos textos teatrais, que será nesta quinta (13), corresponde à terceira etapa do projeto que está em sua 15ª edição, onde são apresentados os resultados de oficinas ministradas por pesquisadores de teatro de outros estados que discutem questões da dramaturgia teatral. O projeto é voltado para atores, diretores, pesquisadores de teatro e interessados 23/12/2012 às 18:16
Show 1
O projeto é voltado para atores, diretores, pesquisadores de teatro e interessados
Laynna Feitoza Manaus, AM

A Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Leonardo Malcher, bairro Centro será palco de leituras de textos teatrais que serão feitas por seis diretores de teatro da cidade. Os textos a serem apresentados foram escolhidos por intermédio do projeto Sesc Dramaturgia ‘Leituras em Cena’. A entrada é franca.

A leitura dos textos teatrais corresponde à terceira etapa do projeto que está em sua 15ª edição, onde serão apresentados os resultados de oficinas ministradas por pesquisadores de teatro de outros estados que discutem questões da dramaturgia teatral. O projeto é voltado para atores, diretores, pesquisadores de teatro e interessados.

A 1ª etapa foi realizada em maio deste ano com o ator carioca Rodrigo Vlech, e a 2ª fase aconteceu em outubro, e foi ministrada pelo ator, produtor e diretor carioca Fred Tolipan. Já a 3ª, que apresenta a leitura dos textos teatrais é a mostra do aprendizado adquirido pelo diretores locais que participaram das duas primeiras fases.

Conforme o técnico de artes cênicas do Sesc, Nivaldo Mota, o projeto está na sua 15ª edição. Conforme Mota, os ministradores das oficinas são enviados pelo Departamento Nacional de Artes Cênicas e podem ser de diversas regiões do país.

“O oficineiro passa dois dias ministrando oficinas e palestras com diretores e atores locais. Na partida dele, ele escolhe quatro diretores locais e cada um dos diretores escolhe um texto teatral de sua preferência e aí cada diretor encena”, certificou o técnico.

Os diretores que farão a leitura dos textos teatrais são Idelson Maouta, que dirigirá o texto ‘Cela 13’, da autoria de Wellington Rian Della Silva, os diretores França Viana e Leonel Worton, que trabalhará com o texto ‘Uma Tartaruga Chamada Dostoievski’, da autoria de Fernando Arrabal, as diretoras Daniely Peinado e Gislayne Pozzetti, que assinarão a direção do texto ‘O Casaco Encantado’, da autoria de Lúcia Benedetti, e o diretor Gutemberg Castelo Branco dirigirá o texto ‘Abajur Lilás’, da autoria de Plínio Marcos.