Publicidade
Entretenimento
Vida

Projeto leva poesia de escritores amazonenses as ruas da cidade

A ação vai contar com vários poetas e cantores da região  08/08/2012 às 08:14
Show 1
Um dos homenageados do projeto é o poeta Anibal Beça
Jornal a crítica ---

Grandes nomes da literatura amazonense se unem novamente para participar do “Poesia solta na rua”. A terceira edição começa amanhã, a partir das 20h30, na quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade. O projeto se estenderá até o dia 27 de setembro, sendo realizado sempre às quintas-feiras.

Após dez anos, os poetas Zemaria Pinto, Dori Carvalho, Celdo Braga, Simão Pessoa, Tenório Telles, Thiago de Mello, Aldisio Filgueiras, entre outros, estarão se reservando toda quinta-feira no “Poesia solta na rua”. Além deles, artistas da música local se apresentam no espaço, como Candinho e Inês, Célio Cruz, Pereira, Zeca Torres, Nícolas Jr., Cileno, entre outros. A iniciativa ainda prestará uma homenagem aos poetas Anibal Beça, Alcides Werk e Anísio Mello – todos falecidos. Eles participaram das edições anteriores.

Finalidade
De acordo com Ivan de Oliveira, diretor de cultura da Reino Unido, a ideia é fazer o mesmo que foi feito nas edições anteriores, em 1999 e 2001, quando os poetas vinham até o Morro da Liberdade para dissertar seus poemas, conversar com os estudantes e estimular o hábito da leitura. “Na verdade, o evento está atrelado ao projeto da escola de samba. O enredo do próximo ano vai falar sobre livro. Com isso, chamaram escritores para interagir com a comunidade. Isso já aconteceu em outros anos. Reativamos o projeto por causa do tema da escola. A ideia é levar os escritores para comunidade. (...) Tiram os escritores da ‘torre de marfim’ e os levam para perto do povo”, complementou Zemaria Pinto, um dos participantes do projeto. Ele ainda opinou sobre o papel da poesia na sociedade: “Acredito que a principal função da poesia na vida do cidadão é fazê-lo refletir melhor sobre a vida”.

Serviço
O que é: Projeto “Poesia solta na rua”
Onde: Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, rua São Pedro, Morro da Liberdade Quando: Amanhã, às 20h30
Quanto: Entrada franca