Publicidade
Entretenimento
Gourmet

Projeto ‘Mini chef’ ensina crianças a cozinhar de forma lúdica e divertida, em Manaus

Segundo a proprietária do Toque Gourmet, Camila Lima, a iniciativa corresponde ao desejo que as crianças têm em ajudar o adulto na hora de fazer um prato na cozinha 16/05/2016 às 09:22 - Atualizado em 16/05/2016 às 11:45
Show 1081882
A estudante de gastronomia Clivia Magalhães, não mediu esforços em levar os filhos Rafael, 8, e Kauanny Magalhães, 4, na aulinha. (Aguilar Abecassis)
Mayrlla Motta Manaus (AM)

A infância é aquela época em que a curiosidade e o desejo de aprender  afloram em tudo. E você já parou para pensar que geralmente é na cozinha?  Nos últimos dois anos, programas de TV investiram na habilidade e destreza que as crianças têm para preparar um prato, uma sobremesa e até para ensinar receitas. E em Manaus não é diferente. O Toque Gourmet inovou com o projeto Mini Chef, que estimula de forma criativa e lúdica os pequenos a cozinhar. 

Segundo a proprietária do Toque Gourmet, Camila Lima, a iniciativa corresponde ao desejo que as crianças têm em ajudar o adulto na hora de fazer um prato na cozinha. “Montamos turmas de 15 alunos e durante a aula, os nossos mini chefs não entram em contato com forno, utensílios cortantes e nem nada que comprometa a segurança. Prezamos em estimular a coordenação motora e os sentidos das crianças, através do contato com os ingredientes de um prato ou sobremesa, por exemplo. Além disso, exercitamos a importância do trabalho individual para o sucesso da equipe”, explica. 

“Cada criança fica responsável por uma ação. Por exemplo, na hora de montar a massa da pizza, cada ingrediente é colocado por um mini chef. Mas é importante lembrar que toda atividade na cozinha tem que ser supervisionada por um adulto”, enfatiza a chef que também é psicopedagoga. 

A aula, voltada para crianças entre 4 a 12 anos, é realizada no espaço (localizado na Rua Amaral Santos, 174 - São Jorge), aos sábados, sempre de 9h às 12h, com o custo de R$100. A estudante de gastronomia Clivia Magalhães, não mediu esforços em levar os filhos Rafael, 8, e Kauanny Magalhães, 4, na aulinha. “Os dois tem uma forte conexão com a cozinha. Em casa, gostam de fazer bolo no pote, pizza, cachorro quente e até rechear ovos de páscoa”, conta Clivia. 

A pequena Kauanny está na pré-escola, fase da educação infantil que estimula a concentração e o raciocínio. Para a mãe dela, a atividade de mini chef ajuda a filha desenvolver tais áreas, e também a leitura. “Para preparar qualquer receita é preciso ler, e a aulinha tem despertado o interesse dela e também do irmão”, disse Clivia.

Comida de verdade 

A maioria das crianças adora preparar comidinhas de “mentirinha”. Mas no caso dos irmãos Magalhães não. Eles preferem comida de verdade. “É mais divertido”, garante Kauanny. Para rechear a pizza, os pequenos seguiram com atenção todos os passos estampados na receita compartilhada nesta página. “É um processo muito didático e lúdico”, assegura a chef de cozinha formada pelo Instituto de Culinária Italiana, em Flores da Cunha (RS). 

O que as crianças aprendem na cozinha?

Você nunca pode ter pensado nisso, mas os pequenos aprendem matemática (ao contar), artes (criatividade), geografia (receitas típicas regionais), além de melhorar a coordenação motora e a leitura. As boas maneiras também estão inclusas nesta lista.

Aprenda a preparar a pizza do Mini Chef:

Ingredientes

1kg de farinha de trigo

30g de fermento biológico

50g de açúcar

20g de sal

2 ovos

100ml de óleo de soja

350ml de água 

 

Modo de Preparo

1.Com o auxilio de um adulto, prepare a espoja acrescentando em uma tigela a água, o açúcar e o fermento biológico. Deixe descansar por 30 minutos em um lugar seco e escurinho. 2. Depois que a esponja crescer, ainda com a ajuda de um adulto, fazer a mistura da esponja com o trigo, sal, ovos e óleo. Sove bem a massa, depois cubra com um saco plástico e deixe descansar por 20 minutos.  3. Com a ajuda de um rolo, abra a massa em discos finos de pizzas. Com a ajuda de um responsável, recheie a pizza ao seu gosto. Pode usar a sua criatividade e leve para assar por aproximadamente 15 minutos.  4. Lembre-se que o Mini Chef não pode ter acesso ao forno sozinho. É sempre necessária a ajuda de uma pessoa adulta, pois podem ocorrer acidentes.