Publicidade
Entretenimento
Vida

‘Quarta Literária’ se despede do público manauara

Em sua última edição, o evento conta com palestra sobre obra de Márcio Souza, ministrada por Renan Freitas Pinto  02/12/2012 às 15:42
Show 1
Tenório Telles comanda encontros literários
GABRIEL MACHADO ---

Ano novo, vida nova. É com este lema que a Livraria e Editora Valer ingressa em 2013, promovendo algumas mudanças em seu calendário cultural. Uma delas – talvez a mais sentida – é o encerramento da “Quarta Literária”, que terá sua última edição na quarta-feira, dia 5, a partir das 18h30, com análise da obra “Galvez, imperador do Acre”, de Márcio Souza, pelo professor doutor Renan Freitas Pinto.

O projeto, que consiste em um encontro mensal entre escritores, professores, estudantes e leitores, em que são discutidos temas ligados à literatura, às artes e à cultura em geral, se despede do público após trajetória de 13 anos. “A ‘Quarta Literária’ foi concebida por dois motivos: formar público interessado em leitura e aproximá-lo dos escritores e das obras mais importantes da literatura regional, nacional e internacional”, apontou o escritor amazonense Tenório Telles, um dos idealizadores do evento.

Segundo ele, ainda, apesar da despedida, a “Quarta Literária” alcançou seus objetivos, deixando sua marca na história da cultura do Estado. “Durante 13 anos, todos os meses, nós tínhamos, nos principais veículos de comunicação da cidade, temas relacionados à literatura. Com isso, as escolas, as universidades e os professores tiveram no projeto uma fonte constante e permanente de informações e conhecimentos”, completou.

Convidados

Marca registrada da “Quarta Literária”, diversos nomes ilustres do cenário local – e nacional – já marcaram presença no projeto. Gilberto Mendonça Teles, Luiz Bacellar, Thiago de Mello, Zemaria Pinto, Elson Farias e Antônio Paulo Graça foram alguns dos autores que já abrilhantaram os encontros no Espaço Cultural da Livraria Valer (avenida Ramos Ferreira, 1.195, Centro).

Na edição especial desta semana, inclusive, o evento contará, além de Renan, com vários outros palestrantes de “Quartas” anteriores, que darão seus testemunhos sobre o projeto e participarão de uma confraternização.

Novo projeto

De acordo com Isaac Maciel, atual diretor executivo da Valer, o encerramento da “Quarta Literária” abre espaço para um projeto ainda maior. “Agora, que nós vamos trabalhar um pouco mais dos aspectos da literatura universal e brasileira, em todas as suas regiões, vai nascer um outro projeto de reflexão sobre a literatura, que ainda não temos totalmente amadurecido”, adiantou.

 

 

Promoção anual Valer

Fãs de literatura ou mesmo quem procura um presente valioso a preços em conta não podem perder a tradicional promoção de fim de ano da Livraria Valer – que, tal como a “Quarta Literária”, deverá se despedir do público em 2012.

A partir de hoje, todo o acervo da livraria (cerca de 50 mil exemplares) estará à disposição a preços com descontos de 50% a 90%. A “liquidação” seguirá até sábado, dia 8.

Em paralelo à promoção haverá, diariamente, programação cultural com recitais, leituras poéticas, performance teatral e contação de histórias.

A Livraria Valer funcionará de 8h às 15h (hoje e sábado), 8h às 21h (quarta-feira) e 8h às 18h (demais dias).

Serviço

O que é :“Quarta Literária” especial com Renan Freitas Pinto

Onde: Livraria Valer, avenida Ramos Ferreira, 1.195,Centro

Quando: Quarta-feira, dia 5, a partir das 18h30