Publicidade
Entretenimento
Dores nas costas de mulheres

Quatro motivos comuns para a dor nas costas em mulheres

Alguns problemas são causados por hábitos que podem ser modificados pelas próprias mulheres 14/01/2013 às 11:52
Show 1
Algumas dores nas costas podem ser minimizadas com a mudança de alguns hábitos
acritica.com Manaus

Bolsas cheias de tudo e pesadas! Saltos muito altos, modificando a postura. Estes são alguns dos motivos apontados como alguns dos vilões das costas femininas. De acordo com o quiropraxista Luiz Miyajima, algumas situações do dia a dia afetam exclusivamente as mulheres e a maioria se encaixa em pelo menos um dos motivos apontados por ele como causadores das adores na coluna.

Na hora de colocar objetos na bolsa, a mulher deve avaliar se todos eles são realmente necessários. Carregar nos ombros mais do que 10% do seu peso pode causar danos à saúde. “ Além da coluna, os joelhos, abdômen e até a forma de andar podem ser prejudicados. Se, ao olhar no espelho você percebe que seus ombros estão em alturas diferentes, isso pode indicar uma escoliose”, explica o médico.

O médico orienta como diminuir o impacto na coluna causado pela bolsa: pelo menos uma vez por mês fazer uma faxina geral nela retirando o máximo de coisas desnecessárias. Outra dica é prefeir bolsas de alças longas e ajustáveis e alternar os lados em que a carrega.

O uso de sapatos ou sandálias com saltos muito altos também maltrata a coluna. O salto alto altera a maneira de andar, projeto os ombros para trás e a cabeça para frente o que modifica a postura. “ Um salto de até cinco centímetros é considerado aceitável. Acima disso, a pressão nos pés pode prejudicar”, aponta o profissional.

Mulheres com seios grandes também costumam queixar-se de dores lombares. Os seios pesam e podem acentuar a curvatura torácica da coluna. Em casos mais graves, médicos recorrem à cirurgia de redução da mama. Para evitar que chegue nesse estágio, é importante realizar alongamentos e exercícios que fortaleçam a musculatura das costas.  Fazer um acompanhamento com  um quiropraxista também é fundamental para prevenir problemas futuros.  

Muitas grávidas sente ou sentirá algum desconforto na coluna durante a gestação. Com o aumento do peso, o centro de gravidade é transferido para frente do corpo e a postura é prejudicada. “ Caminhada e hidroginástica são as atividades mais recomendadas para gestantes, pois exigem pouco esforço e não causam impacto nas articulações”, recomenda o quiropraxista.