Publicidade
Entretenimento
Vida

Rakel Caminha estreia com exposição intitulada ‘Devaneios’

Os quadros da artista plástica de 20 anos retratam, como deixa claro o título, os devaneios nascidos do ímpeto de Rakel de expressar o que sente 26/03/2014 às 09:44
Show 1
Os quadros de “Devaneios” expressam os súbitos desejos de desenhar da artista
Loyana Camelo ---

De três qualidades bem lisonjeantes, Rakel Caminha faz jus a todas: jovem, linda e talentosa. E é justamente a combinação destas que torna a artista plástica de 20 anos um nome para se lembrar: seu primeiro trabalho divulgado ao público, a exposição “Devaneios”, já tem lhe legado tantos elogios que sua agenda se torna cada vez mais cheia. Os quadros retratam, como deixa claro o título, os devaneios nascidos do ímpeto de Rakel de expressar o que sente.

O resultado está nos 20 quadros de tamanhos variados, nos quais a artista usou técnicas e cores diversas. “É a questão da inspiração que vem do nada, de estar no meu canto sozinha e de repente ter a necessidade de desenhar. Quando estava pronto, eu via que fazia sentido para mim”.

A apresentação de seu trabalho ao público amazonense - que por estes dias acontece em três diferentes momentos - foi muito incentivada pelos amigos, pois mesmo sua incursão no mundo da pintura tendo iniciado aos 13 anos, Rakel ainda tinha insegurança quanto a possíveis críticas. Para sua satisfação, até agora a artista só tem ouvido elogios. Dentre seus principais incentivadores está o namorado Anastácio Jr (AJ), que ao lado de suas bandas Alaídenegão e Infâmia (das quais é baterista) tem convidado a jovem para desenhar encartes de CDs e expor durante seus shows.

Autodidata

Rakel se divide entre dois cursos de graduação - publicidade e design - porém optou por não fazer nenhum curso de desenho. Ela acredita que ser autodidata nesta área é uma forma de liberdade. “Quis me guiar sem a academia, sem normas, procurar desenvolver um lado mais livre. Pesquiso o trabalho de pintores via Internet e me inspiro muito nas escolas surrealista e expressionista”, conta.

“Devaneios” fica em cartaz durante todo o mês de abril no Espaço Cultural O Alienígena, onde suas obras também estarão à venda. A partir de maio, a artista começa a trabalhar em sua próxima exposição, com nome e temas já eleitos.

“Será chamada ‘Escorre’ e a linha é algo mais especial, filosófico. Continua representando aquilo que quer ser dito, mas de uma maneira mais “escorrida”, prolongada, um olhar mais clínico sobre a existência humana”, descreve.

Ao projetar a carreira para o futuro, Rakel Caminha não descarta explorar outras expressões como cinema, dança e teatro. Mas para por aí - e nem o namorado músico irá lhe desviar do foco . “Me identifico mais com o lado estético do que com o auditivo. Música não é minha praia”, diz, decidida.

Agenda

O que: Espetáculo Entrando na Programação, com show de Alaídenegão e exposição de Rakel Caminhaquando: sexta (28), a partir das 20honde: Rua da Lua, Cj. Morada do Sol, Aleixo

Quanto: gratuito

O que: II Festival Cultural do Pirão (exposição de Rakel Caminha e diversas bandas)quando: próximo dia 31, a partir das 17honde: Parque Desembargador Paulo Jacob (do outro lado do Parque Jefferson Peres)

Info: 9111-0550 / 9126-2618

O que: Exposição “Devaneios” de Rakel Caminhaquando: de 01 a 30 de abril, de 9h às 18h (segunda a sexta) e aos sábados das 08h às 13honde: O Alienígena (Rua Lima Bacury, 64-C, Centro)

Quanto: gratuito