Publicidade
Entretenimento
Vida

Receita de Ovos Chocolate da Amazônia

Acompanhe as dicas do chefe Aryston Sobrinho para fazer um ovo de Páscoa utilizando os frutos amazônicos 06/04/2012 às 17:57
Show 1
O chefe Aryston Sobrinho afirma que o segredo dos tradicionais ovos de Páscoa é usar a matéria prima encontrada na Amazônia e investir em algo fora do tradicional
Chefe Aryston Sobrinho ---

Ingredientes

Rendimento: 4 ovos de 250g
1kg Cobertura Hidrogenada
01 Papel chumbo (à escolha)
01 Papel fantasia (à escolha)
01 Etiqueta
01 Suporte para ovo

Receitas para os Recheios. Acompanhe a galeria!

Recheio 01 - Recheio de Brigadeiro Mole

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
A mesma medida da lata de leite comum
1 colher de (sopa) de maizena
2 colheres de (sopa) de chocolate em pó
4 colheres de (sopa)de achocolatado
1 colher de (sopa) de margarina
1 lata de creme de leite com soro

Modo de preparo
1.Em uma panela, misturar bem todos os ingredientes, menos o creme de leite, levar ao fogo fazer um creme
2.Tirar do fogo misturar o creme de leite e mexer bem
3.Está pronto o creme

Recheio 02 – Doce de Cupuaçu

Ingredientes
5 xícaras de polpa de cupuaçu picada
5 1/2 xícaras de açúcar

Modo de preparo: Em uma panela, coloque cupuaçu, açúcar, misture bem, leve ao fogo alto e cozinhe, mexendo sempre, até o doce se desprender do fundo da panela. Tire o doce do fogo e deixe esfriar antes de servir.

Recheio 03 – Crocante da Amazônia

Ingredientes
400g de açúcar comum
250g de Castanha da Amazônia triturada
Uma pitada de sal

Modo de preparo: Leve o açúcar ao forno até atingir o ponto de caramelo, adicione as castanhas e em seguida coloque a misture em cima de uma pedra mármore untada com margarina, ou numa forma de alumínio quadrada. Espere esfriar e após este processo quebre ou bata no liquidificador. Use a mistura nos bombons ou nos ovos de chocolate para fazer o recheio.

Recheio 04 – Banana Frita especial
5 bananas Pacovã
1 xícara de Açúcar refinado
Canela em pó a gosto

Este tipo de recheio requer tempo e paciência, pois demora três dias para estar pronto.

Modo de preparo:

Dia 01: Corte as bananas em tiras e frite em óleo quente. Após a fritura, deixe escorrer o óleo e seque as tiras em folhas de papel toalha. Após isso coloque em um recipiente fechado e deixe descansar na geladeira

Dia 02: No dia seguinte, misture as bananas no açúcar e canela e deixe repousar mais 24 horas na geladeira.

Dia 03: No terceiro dia, as bananas estão prontas para uso. Observe se as mesmas formaram uma calda, que quando misturadas ao chocolate formam uma combinação de sabores deliciosa.

 Etapas de preparo

 *Acompanhe as três etapas necessárias para trabalhar com cobertura hidrogenada

 01 – Derretimento
Dicas:
Para derreter o chocolate, use o método banho-maria ou no microondas, com cuidado para não aquecer demais, se não o chocolate perde o ponto e endurece.

Banho Maria: Não deixe que a água aqueça demais ou ferva, a temperatura deve ser suportável ao toque das mãos. É importante que os recipientes do banho Maria se encaixem perfeitamente para evitar que o vapor atinja o chocolate. Mexe delicadamente até derreter por completo.

Microondas: Programe a potência do aparelho para média (50%) para uniformizar o calor. Siga tabela abaixo para obter o melhor ponto do chocolate. Mexa delicadamente até derreter por completo.

02 - Moldagem (ou banho)
Após atingir 29˚C, o chocolate já está pronto para banhar os bombons ou ser moldado em formato de ovo. Para moldar, coloque o chocolate no molde de silicone (até a medida indicada pelo fabricante) e leve-o ao freezer por 10 minutos na temperatura de 10˚C. As peças banhadas secam em torno de 10 a 20 minutos, dependendo do aparelho utilizado.

Dica: Para um chocolate brilhante, utilize a Misture Blande, que consiste em 40% de chocolate fracionado (400g) e 60% de cacau puro (600g de chocolate amargo tradicional). Misture os dois tipos de chocolate e faça o mesmo processo de derretimento.

03 – Recheios
Para o recheio, utilize o chocolate já cristalizado (endurecido) e preencha a gosto. Se preferir, utiliza o recheio de Brigadeiro Mole em todos os ovos. Após colocar o recheio, preencha com chocolate e com a ajuda de uma colher ou espátula, uniformize. Leve ao freezer por mais 10 minutos ou até o endurecimento completo.

Quando o ovo já estiver pronto, embale-o individualmente com papel chumbo. Embale cada banda e depois, com ajuda de uma fita, una-as e coloque no suporte de ovo. Depois é só embalar com papel fantasia de sua preferência, enfeitando-os com laços ou fecho prático.

Dicas para um ovo de chocolate perfeito
Prefira os moldes de silicone para fazer ovos de chocolate, eles são melhores para manusear, além disso, as arestas (bordas do ovo) não precisam ser raspadas como nos moldes de acetato. Preencha com chocolate até a medida indicada pelo fabricante.

Ao colocar a mistura de chocolate nas formas (tanto para os ovos quanto para os bombons), dê leves batidinhas antes de levar à geladeira. Isso faz com que as bolhas de ar saiam do chocolate, deixando assim o formato final liso e uniforme.

Trabalhe usando papel de seda na bancada ou na mesa, assim é mais higiênico e voe ainda por reaproveitar as sobras de chocolate.

Para evitar odores no chocolate é importante cobrir todos os recipientes de comida que estão na geladeira. Se possível, utiliza uma só para trabalhar com os ovos e bombons. O freezer limpo facilita a cristalização do chocolate.