Publicidade
Entretenimento
Vida

Receitas de família ganham fama e referência

O Vida & Estilo reuniu um time de peso na culinária para preparar receitas que dão água na boca 19/08/2012 às 17:55
Show 1
Sandra Froner aprendeu a cozinhar com a mãe
LUCIANA SANTOS ---

Toda família guarda uma receita especial, repassada de geração em geração, que de tão famosa acaba tornando-se referência no cardápio oferecido em momentos festivos, agradando não só os que fazem parte do clã, mas também os amigos mais próximos. O Pudim Victória é uma das delícias preparadas por Cecília Santoro, que herdou a receita e o nome da avó, que era doceira. Cecília também se dedica à culinária, preparando jantares e doces finos, dentre os quais o famoso pudim da família que, segundo ela, é um dos mais requisitado pelos clientes. “Chego a receber de oito a 12 encomendas por mês. O pudim, na verdade, já era famoso desde a época da minha avó, cujo livro de receitas guardo até hoje”, conta Cecília.

Além das encomendas, Cecília diz preparar o Pudim Victória para as festas de família e também para receber os amigos, que já se tornaram fãs do prato. “As amigas das minhas filhas adoram”, revela, acrescentando que já repassou a receita para a nova geração da família. Quem também costuma adoçar a vida de parentes e amigos com uma receita herdada de uma pessoa querida é Margot Cordeiro. Apaixonada por doces e pela culinária, ela conta que aprendeu a fazer o Bolo Madalena com a mãe de uma amiga que carinhosamente chamava de “mãe velha”. “Minha mãe trabalhava muito e não tinha tempo de fazer doces pra mim, então aprendi com dona Elza Capítulo, mãe de minha amiga Fátima, a fazer esse bolo”, lembra.

Festeira confessa, dona Margot diz que a receita, inicialmente conhecida pela família, foi ganhando notoriedade a cada aniversário de amigos e colegas de trabalho, quando fazia questão de oferecer ao homenageado a iguaria. Segundo ela, a receita continua sendo feita com frequência – mas agora só para a família – e ganhou até uma atualização. “Se não quiser fazer o bolo grande, pode assar a massa em forminhas e fazer cup cakes”, ensina.

Regional
Receitas de sucesso também podem ser modificadas e se tornarem ainda melhores. Foi o que aconteceu com o Lombo de Pirarucu recheado preparado por dona Zezé Pio de Souza, que resolveu incrementar um prato que havia sido ensinado a ela pela mãe, dona Violinda, e acabou criando aquele que se tornaria a estrela do cardápio de todas as reuniões da família.

“Desde cedo comecei a ajudar minha mãe na cozinha quando ela preparava o lombo de pirarucu assado. Com o passar do tempo, como toda pessoa que gosta de cozinhar, fui experimentando e resolvi deixar o prato mais sofisticado, adicionando o recheio de camarão”, conta. Dona Zezé não cozinha mais, mas repassou os detalhes da preparação do prato para sua funcionária, Maria José, segundo ela uma cozinheira de mão cheia. Os segredos culinários também estão eternizados no livro “Sabor da Amazônia”, escrito em parceria com Marta Falcão e Rosa Clemente.

Destaque
Sandra Froner aprendeu com a mãe a cozinhar uma lasanha à bolonhesa com molho branco que conquistou o paladar dos amigos da família. O talento culinário e o gosto de receber em sua casa transformaram-se no projeto “A cozinha da Sandra”, que oferece jantares temáticos com vendas antecipadas de ingressos.

Receita Fácil:

Pudim Victória
Ingredientes:

800g de açúcar

2 colheres de manteiga

8 ovos

2 xícaras de coco ralado

2 xícaras de queijo ralado

4 colheres de farinha de trigo


Modo de Preparo:

Numa tigela,  bata os ovos inteiros. Em seguida, acrescente a manteiga, o coco ralado, o queijo ralado, a farinha de trigo e misture. Em outro recipiente, derreta o açúcar e faça uma calda grossa. Coloque a calda ainda quente sobre os  outros ingredientes e misture tudo.Coloque o preparo em uma forma caramelada e leve ao forno em banho Maria. Depois de assado, deixe o pudim esfriar antes de desenformá-lo. Para enfeitar, você pode usar fios de ovos e coco ralado.