Publicidade
Entretenimento
Vida

'Red Bull Collective Art' promove confecção de arte coletiva

Apesar de ser aberta ao público em geral, as primeiras pinceladas partem de um time de artistas convidados pela Red Bull. Ao término de duas semanas, o mesmo grupo irá organizar as obras, criando uma grande peça final 22/03/2013 às 09:46
Show 1
Vários artistas já estão participando do projeto. Confira nesta imagem uma prévia das obras
Gabriel Machado Manaus, AM

A Red Bull tem uma árdua tarefa para os próximos meses: criar a maior arte coletiva do mundo. Para isso, “a bebida que dá asas” deu o pontapé inicial ao projeto “Red Bull Collective Art”, cujo objetivo é montar uma grande obra de arte a partir da técnica Cadavre Exquis (algo como Cadáver Esquisito). O método, uma espécie de jogo colaborativo – notório entre os surrealistas franceses de 1925 –, consiste em unir imagens ou palavras para a criação de um trabalho coletivo.

A iniciativa funciona da seguinte forma, cada participante poderá optar por dar continuidade à contribuição anterior ou criar uma peça nova, seguindo as regras pré-determinadas pelo projeto. Qualquer pessoa pode participar, basta se cadastrar na página redbullcollectiveart.com para incluir a sua contribuição. “As inscrições vão até o próximo dia 31, e em abril vamos trabalhar na montagem da obra, para, mais tarde, realizarmos uma exposição mundial”, comentou Leandro Leite, gerente da marca com os universitários.

Como participar

Depois de se cadastrar, o artista deverá fazer o download da imagem padrão disponível no site e usar a sua imaginação e estilo para criar. O método artístico fica à escolha do participante, podendo ser pintura, desenho e rabisco, além de criações com softwares gráficos. Ao finalizar a peça, basta fazer o seu upload e adicioná-la ao restante do projeto.

“A partir de hoje vamos estar promovendo um lounge no Departamento de Artes da UFAM. Lá, estaremos distribuindo papéis para as pessoas desenharem suas artes e, para os mais interessados, disponibilizaremos computadores para se inscreverem”, completou Leandro.

Apesar de ser aberta ao público em geral, as primeiras pinceladas partem de um time de artistas convidados pela Red Bull. Ao término de duas semanas, o mesmo grupo irá organizar as obras, criando uma grande peça final. Exibições em todo o mundo (são 85 países participantes) mostrarão, ao vivo, o resultado final. No Brasil, as mostras terão início na segunda quinzena de maio. Para mais informações acesse o site da Red Bull Collective Art.