Publicidade
Entretenimento
Vida

Redes sociais são fonte de pesquisa para os presentes de Natal, revela estudo

Pesquisa em sites de marcas, indicações de amigos nas redes sociais e visualização do perfil do presenteado no Facebook também são comuns para a decisão da compra 23/12/2012 às 19:11
Show 1
Os reviews nos sites de comparação de preços são a principal forma de validar uma escolha de produto ou serviço
acritica.com ---

O fim do ano é o momento em que grande parte dos trabalhadores recebe bonificações e o décimo terceiro salário. O mercado fica aquecido pelas compras de Natal ou realizações pessoais.

Uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia, empresa de mídia online especializada em segmentação e desempenho, e da M.sense, especialista em estudos sobre o mercado digital, ouviu 818 pessoas das cinco regiões para verificar o comportamento dos internautas com relação às compras de final de ano.

A pesquisa revela que 96% dos entrevistados utiliza a internet para buscar informações sobre os produtos e serviços nessa época do ano. Além de ser o canal mais usado, 88% consideram a web um meio importante ou muito importante na escolha de produtos e serviços.

De maneira geral, os usuários buscam informações sobre presentes no próprio site das marcas (68%) ou em sites de comparação de preço (67%). “O site das marcas e de comparação de preço são os mais visitados na busca de informações pré-compra. Além disso, o Facebook possui papel relevante nessa dinâmica, indicando a importância do trabalho das marcas nas redes sociais”, explica Julien Turri, CEO da Hi-Mídia.

Também apontada com grande importância na escolha dos presentes, através das redes sociais 22% pedem a opinião de amigos nas redes, 16% olham as fotos dos perfis da pessoa que receberá o presente, 14% olham os itens que são tendências nas redes sociais e 13% seguem e curtem as marcas nas redes sociais para ver o que é novo e popular.

Apesar da grande quantidade de produtos vendidos pela internet, o canal de compra varia de acordo com quem receberá o agrado. Os presentes para as pessoas mais velhas (pai, mãe e avós) e para amigo oculto são comprados, na maioria das vezes, em lojas físicas, enquanto que os presentes para filhos e parceiro (a) são comprados em lojas online.

Dispositivos mobile também são utilizados para buscar informações e preços nas compras de Natal: 63% dos usuários que possuem smartphones ou tablets buscam informações sobre produtos e serviços das compras de fim de ano por estes dispositivos.