Publicidade
Entretenimento
Vida

Regras para um bom convívio social na academia

Alguns comportamentos excessivos que são comumente observados no dia a dia de quem frequenta a academia podem incomodar 18/04/2015 às 10:26
Show 1
A expert em etiqueta Maria Inês Borges da Silveira indica que as roupas ideias para a academia são as discretas
Loyana Camelo Manaus

Independente da descontração que permeia o seu ambiente, a academia não nos permite ficar à vontade além da conta. Alguns comportamentos devem ser levados em consideração em nome da urbanidade - e esta pode até parecer uma recomendação um tanto óbvia, no entanto, existem alguns excessos que são comumente observados no dia a dia de quem frequenta o local.

Dentre eles, estão os cometidos por um tipo carimbado: os narcisistas. Eles são fãs de “selfies” no espelho, passam tempo demais em um aparelho mesmo quando a academia está lotada e até colocam a vaidade à frente do conforto na hora de se vestir. Tais hábitos podem incomodar e/ou constranger outras pessoas. Com relação ao primeiro ponto, a gerente de musculação da Cia Athletica do Studio 5, Karine Alexandrino, comenta que tirar fotos durante o treino é permitido se não tomar muito tempo.

“Desde que a pessoa não deixe de treinar para tirar fotos, não tem problema. Pois estas podem ser tiradas no intervalo de recuperação entre as séries daquele treino, no início e no final dos mesmos”, explica, tornando claro que a prática pode prejudicar mais ao próprio aluno do que os outros.

Não se pode dizer o mesmo quando alguém se demora além da conta em um equipamento. Segundo Karine, o revezamento é regra de boa convivência, e caso não seja seguida, o aluno será abordado para melhorar o seu comportamento.

“Durante o intervalo entre as séries, o aluno pode alternar a utilização daquele equipamento com outra pessoa que esteja aguardando para utilizá-lo”, indica, acrescentando outra regra para o bom convívio. “Os alunos devem guardar os pesos e acessórios que utilizam, pois treinar em uma sala de musculação organizada otimiza tempo”.

‘Dress code’

O mais importante a ser levado em consideração na hora de se escolher a roupa para treinar, de certo, é o conforto. O frequentador da academia precisa dar preferência a vestes que não comprometam seus movimentos. As mais “confiantes” de seu corpo, inclusive, devem tomar cuidado redobrado para não mostrar demais o que nem todos gostariam de ver.

“O que fica deselegante na hora do treino são roupas transparentes demais, que mostrem além do esperado, como leggings claras com lingeries escuras, ou até mesmo roupas apertadas que deixam as ‘gordurinhas’ saltando e ficando ainda mais expostas”, opina a gerente de musculação.Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, atenta para a escolha dos acessórios. “Joias ou bijoux discretas e simples são aceitáveis, já as chamativas e grandes não combinam com o momento e podem machucar na hora do exercício”. Sobre isso, Karine relembra já ter visto alguns exageros. “Você encontra pessoas treinando com brincos muito grandes, anéis pontudos, que acabam colocando a integridade física do praticante em risco”.

Conversa paralela

Para Maria Inês Borges, devemos ser corteses, simpáticos e cumprimentar a todos, mas evitar conversar demais para não tirar ninguém da concentração. Exatamente: as conversas paralelas podem atrapalhar bastante a quem está em meio a um exercício. Nesse caso, o que conta é o bom senso.

“A academia é um lugar para treinar, mas também para fazermos amigos, seja o professor ou até mesmo o colega do lado. É saudável que haja uma conversa. Só precisamos ter bom senso para não incomodar o treino do outro e prejudicar o nosso.”

Maquiagem: pode ou não?

Em um lugar repleto de pessoas em busca de melhorar não apenas a saúde, como a aparência, é um tanto comum ver quem use maquiagem. Para a consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, Maria Inês, a simplicidade e o conforto devem sempre vir em primeiro lugar.

“Mulheres sempre devem estar com os cabelos presos e com maquiagem discreta. Ao contrário, corre o risco de borrar. E com pouco perfume sempre”, diz.

Caso opte por usar make, a melhor escolha são os itens à prova d’água, os quais não devem escorrer ou borrar quando limpa o suor do rosto.