Publicidade
Entretenimento
Vida

Restaurantes de Manaus aderem à culinária nordestina

Espaços aderem a riqueza cultural e gastronômica do Nordeste brasileiro. Os ambientes também possuem um toque da decoração nordestina 25/04/2015 às 11:44
Show 1
Camarão ao alho e óleo marinado na cerveja do restaurante Ôxe Bar & Petiscos
Rosiel Mendonça Manaus

A riqueza cultural e gastronômica do Nordeste brasileiro serviu de inspiração para dois novos empreendimentos da cidade. Um deles é o Ôxe Bar & Petiscos, localizado no Dom Pedro, que mistura o moderno e o tradicional tanto no cardápio quanto na concepção do espaço, decorado nos mínimos detalhes. Enquanto se degusta um camarão ao alho e óleo marinado na cerveja, por exemplo, é possível ouvir uma seleção musical que vai de Gonzagão a Nação Zumbi.

Quem está por trás disso é o casal de sócios Sandro Chinelate e Michelle Maciel. Estudante de Relações Internacionais, Sandro tem formação em coquetelaria molecular e experiência de sete anos como barman em bares e restaurantes da Itália e Inglaterra, enquanto a esposa é administradora e entusiasta da gastronomia.

“Nasci em Manaus, mas nunca vivi aqui pelo fato do meu pai ser militar, então morei em vários lugares do Nordeste durante a infância e a adolescência, como Bahia e Ceará. Então tenho uma ligação muito grande com as coisas de lá, inclusive família”, conta Chinelate.

“Quando voltei para o Brasil já foi com a vontade de abrir algo pequeno, aí calhou de eu conhecer a Michelle e fomos amadurecendo a ideia, até que em meados de agosto do ano passado resolvemos aplicar nossas energias nisso”, completa. O tema nordestino foi ideia da sócia, que nasceu em Rondônia, mas é filha de cearense – o sangue falou mais alto.

Como o nome entrega, o destaque da casa são os petiscos, que servem até três pessoas. Carne seca, camarão e macaxeira são alguns ingredientes usados nos pratos. O carro-chefe é a Embolada do Agreste (R$ 35,90), preparada com baião de dois, bolinho de queijo coalho, macaxeira frita e linguiça apimentada. Outro item com muita saída é o camarão fresco empanado servido com molho tártaro.

No rol das bebida, especialidade de Chinelate, os sucos tipicamente nordestinos (feitos da polpa da fruta) chamam a atenção: cajá, umbu, seriguela, cacau e outros. Já os coquetéis, segundo ele, são fiéis às receitas originais e incluem novidades como o caipirão (a tradicional bebida servida em copos de meio litro) e o caipirão de vinho.

Caritó

De portas abertas há pouco mais de um mês, o bar e petiscaria Caritó, no Aleixo, é uma parceria entre o pernambucano Manoel Antonino e o rondoniense Neno Coleto. A proposta, segundo Antonino, era montar um bar com ambiente mais democrático, com pratos de várias faixas de preço.

Do Recife, eles trouxeram o chef Saulo Máximo, que adaptou receitas e combinou ingredientes no momento de montar o cardápio. Entre os destaques estão o arrumadinho de carne de sol, a costelinha suína com molho barbecue e os exclusivos hambúrguer de camarão e “coxão” de frango com bacon, requeijão e massa de jerimum. A cartola, tradicional doce pernambucano, também foi repaginado e virou um cheesecake com recheio de banana e canela.

O Caritó oferece ainda opções da culinária internacional como a mexicana e peruana. Aos fins de semana também é servida galinha à cabidela e feijoada, e aos sábados acontece uma roda de samba. Às quartas e quintas, o chopp é duplo.

Receita Fácil 1

Tô nem vendo - camarão ao alho e óleo marinado na cerveja (Ôxe Bar & Petiscos)

Ingredientes - 2 pessoas

350g de camarão com casca sem cabeça

300ml de cerveja

2 dentes de alho picadinhos ou 1 colher de sopa de alho amassado

1 pimenta dedo de moça picadinha (opcional)

3 colheres de sopa de azeite de oliva ou a gosto

Salsinha picadinha

Alho frito

Pimenta biquinho

Limão

Preparo

 1. Tempere os camarões com a cerveja e sal e deixe marinar pelo menos por 10 minutos. 2. Escorra e reserve a cerveja. 3. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite os camarões até que estejam levemente dourados. 4. Junte o alho e a pimenta e doure por mais dois minutos. 5. Adicione 4 colheres de sopa da cerveja e a salsinha, mexa bem e sirva em seguida. 6. Decorar com alho frito, pimenta biquinho e limão.

Receita Fácil 2

Escondidinho de camarão do Caritó

Ingredientes - 2 pessoas

160g de creme de macaxeira

75g de recheio de camarão

10g de queijo parmesão ralado

1 camarão cozido (13g)

Preparo

1. Na louça de escondidinho, espalhe 1/3 do creme de macaxeira, coloque o recheio de camarão e por cima o restante do creme. Cubra com o queijo parmesão e leve ao forno a 180°C até que o queijo derreta e as bordas estejam douradas.