Publicidade
Entretenimento
Vida

Rio de Janeiro encanta o mundo com a maior festa de réveillon

Festa terá palco com tecnologia inédita, espetáculo de fogos em sincronia com trilha sonora e light show. Brasileiros e turistas devem prestigiar a festa 31/12/2012 às 11:49
Show 1
Os cariocas receberão de braços abertos os brasileiros e estrangeiros para o grande espetáculo
acritica.com ---

O otimismo vai marcar a chegada de 2013 na orla carioca. Maior festa a céu aberto do mundo, o Réveillon de Copacabana celebra o momento de grande expectativa pelo qual passa o Rio de Janeiro. O tema tem como inspiração o título concedido pela Unesco de Patrimônio Cultural da Humanidade por sua paisagem urbana única, e motivou a criação da mensagem “mais motivos para sorrir”.

São esperadas na orla cerca de 2 milhões de pessoas, que vão se surpreender com o espetáculo de fogos e luzes no grande evento. A festa é promovida pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, com produção da SRCOM, que pelo sexto ano consecutivo assina a produção da festa.

Show de luz



O Light Show é uma das grandes novidades deste ano. As luzes, que vão dançar no céu, serão usadas alternadamente como contraste e complemento às cores dos fogos. Composto por 16 equipamentos de iluminação LED, cada um localizado próximo a uma balsa, o método é bem semelhante ao usado nos principais parques temáticos do mundo (leia mais no Box).

Cerca de 30 colaboradores estão trabalhando na montagem do show. O acionamento dos fogos é computadorizado. Para acompanhar a queima, a trilha elaborada por João Brasil também estará sincronizada.

Outra novidade é a preparação de uma programação ininterrupta nos palcos. “A ideia é que o palco principal seja interativo, não pare em nenhum momento. Enquanto o palco central está sendo preparado para receber as atrações, duas estruturas anexas e independentes vão contar com artistas que deixarão o público entretido e animado até o final da festa”, explica Abel Gomes, da SRCOM.

O design do palco principal guarda mais novidades. Ele terá 65 metros, dez a mais do que o do último ano, onde serão usados milhares de miniPADs de LEDs, trazidos da Bélgica. As peças estarão presas de forma pulverizada em uma malha que ocupará todo o fundo do palco. A estrutura, formada por telas de tablets com nove LEDs cada, forma imagens a partir de 10 metros de distância e emitirá quase três vezes mais luz do que os projetores utilizados no ano passado, garantindo um Réveillon ainda mais luminoso.

Espetáculo de fogos

Os fogos que encantarão o público terão duas frases marcantes: “Bem-vindo 2013” e “Otimismo carioca”. Cada uma destas fases terá cores vivas e formas características, de fácil identificação para o público. Simultaneamente ao espetáculo de fogos, o público ouvirá a trilha sonora especialmente montada pelo DJ João Brasil, com mistura de MPB com música orquestrada.

Ao todo, serão 11 balsas, cada uma com 2.330 bombas, totalizando 24 toneladas de fogos.

Inclusão social

Repetindo a parceria firmada no ano passado, a festa contará com participação de jovens do Solar Meninos de Luz, associação filantrópica que promove educação formal e complementar, nas áreas de cultura, esportes e cuidados básicos de saúde em regime integral. Localizada nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, a associação selecionou jovens para trabalharem no grande evento.

‘Motivos para sorrir’

A mensagem “mais motivos para sorrir” não surgiu por acaso: a proposta é contagiar os cariocas e os apaixonados pela cidade a acreditarem ainda mais no Rio. Para Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário municipal de Turismo, o Réveillon de 2013 é o ponto de partida para um ano muito mais alegre. “Fomos a primeira cidade do mundo a ganhar o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana e receberemos grandes eventos de projeção internacional nos próximos anos”, enumera o secretário. “Nunca tivemos tantos motivos para incentivar o otimismo”.