Publicidade
Entretenimento
Buzz

Rio Negro está 9 cm acima da cota registrada na mesma data em 2009

O nível das águas do rio atingiu a conta de 26,51 metros nesta terça-feira, nove centímetros a mais da cheia de 2009. O nível ainda é considerado normal 07/03/2012 às 07:53
Show 1
Sr. Valderino mostra a marca do rio Negro em Manaus
Mariana Lima Manaus

O nível das águas do rio Negro atingiu a cota de 26,51 metros na manhã desta terça-feira (6) em Manaus. Apesar do crescimento normal apontado pelos estudiosos, o rio está com nove centímetros a mais do que a cota da mesma data em 2009, ano considerado de cheia histórica no Amazonas.

Segundo informações do funcionário responsável por medir a cota do rio diariamente, Valderino Pereira da Silva, no dia 6 de março de 2009 o rio Negro apresentava uma cota de 26,42 metros, nove centímetros a menos do que foi registrado na manhã desta terça.

Valderino afirma que o crescimento no nível das águas do rio é considerado normal. “As águas estão subindo quatro centímetros por dia, o que é considerado normal. O rio ainda terá três meses para subir, vamos ter que esperar para ver o que vai acontecer”, afirma.

No Amazonas sete municípios estão em estado de emergência, conforme dados apresentados na última segunda-feira (5) pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM). Outros 35 municípios decretaram estado de alerta devido a cheia dos rios.