Publicidade
Entretenimento
Vida

Rock ’n’ roll para todos os gostos e idades

Gênero musical conquistou gerações de fãs e ainda marca a trajetória de adultos e crianças 13/07/2012 às 07:57
Show 1
Os pais do roqueiro Fábio Henrique garantem que os vizinhos não se incomodam quando o pequeno liga o som em casa
ROSIEL MENDONÇA ---

Dançante, pesado, progressivo, indie ou alternativo, o rock é um estilo universal que marcou gerações e não para de conquistar fãs de todas as idades. Pensando no Dia Mundial do Rock, comemorado hoje, A CRÍTICA foi atrás de grandes fãs do gênero em Manaus que tivessem histórias curiosas para contar. O pequeno Fábio Henrique, de apenas 7 anos, conta que ouve rock ’n’ roll desde a barriga da mãe. Ele costuma ouvir o som pesado das bandas Iron Maiden e Metallica, mas é fã de carteirinha do hard rock do Guns ’n’ Roses.

Os clássicos “Paradise City” e “Sweet child o’mine” estão entre as músicas preferidas de Fábio. Ele está no 2º ano do Ensino Fundamental e compartilha o gosto pelo estilo com o colega Vini. “Pena que na escola não dê pra ouvir rock”, lamenta. O roqueiro mirim também tem uma coleção de camisas das suas bandas preferidas, além de CDs e DVDs. A paixão de Fábio pelo estilo começou por influência do pai, o advogado Fabrício Marques, baterista da banda local de pop rock Sun7. “Um dia, quando ele tinha uns 2 ou 3 anos, cheguei em casa e ele estava assistindo junto com a babá a um DVD da banda Calypso. Aí pensei: está tudo errado! Foi quando virei para ele e disse: a partir de hoje você vai ouvir rock”, brinca o pai. “Mostrei para ele bandas de hard rock, heavy metal e trash metal. De algumas ele começou a gostar mais, de outras menos, mas hoje ele já tem um estilo preferido, que é o hard rock”.

Sonho é ver Slash
A mãe do garoto, a funcionária pública Tâmia de Jesus, é mais ligada em música brasileira, mas acabou aprendendo a curtir o bom e velho rock ’n’ roll por causa do marido e do filho. “Tem vezes que eu não aguento mais a barulheira aqui em casa. Mas não tenho nada contra, porque acho que esse gosto dele não influencia para o lado ruim”, afirmou. O sonho de Fábio é conhecer e assistir a um show do guitarrista Slash, ex-integrante do Guns ’n’ Roses. Talvez o sonho de Fábio se realize mais rápido do que imagina, pois o guitarrista tem apresentação em Manaus prevista para o mês de novembro. “Mas tem que tirar nota boa”, adverte o pai do menino.

Origem da data
Foi no dia 13 de julho de 1985 que Bob Geldof organizou o maior show de rock da Terra, o Live Aid, que aconteceu em quatro países ao mesmo tempo.