Publicidade
Entretenimento
Gastronomia

Mistura de sabores e harmonia são opções deliciosas para a Ceia de Natal

Confira dicas para harmonização de vinhos e pratos principais, além de uma receita especial do chef Dudu Prado 18/12/2016 às 05:00
Show peru com ervas
Sommelier ensina técnicas para harmonizar vinhos com os pratos principais na ceia de Natal
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Um prato especial merece um vinho à altura. Dúvidas não faltam na hora de fazer esta harmonização. Mas a solução é sim simples, como garante o sommelier Joachim Schnorr.  Em uma regra geral, ele associa as cores dos vinhos com as das carnes, ou seja, carne vermelha, vinho tinto; carnes brancas, vinhos brancos. De acordo com ele, o que mais influencia na harmonização é o modo de preparo da refeição. “É importante observar se tem tempero mais leve ou mais forte. Por exemplo, se for uma carne mais temperada, o vinho também deve ser mais encorpado”, explica o sommelier da Top Internacional.

Outra dica de Joachim Schnorr é escolher vinhos da mesma origem do prato servido, ou seja, se for uma massa, escolher um rótulo italiano; se for um bacalhau, selecionar vinhos portugueses, por exemplo. “Os brasileiros gostam muito de carne, seja churrasco, assada de forno, ou seja, vários tipos. Os vinhos chilenos e argentinos são bon para harmonizar com carne vermelha”, diz e completa ao indicar os espumantes para entradas.   


Joachim sugere  buscar estabelecimentos que tenham profissionais para  ajudar na hora da compra. “A pessoa precisa avaliar um conjunto de fatores antes de comprar, inclusive se o preço cabe no seu bolso. O mais importante é tomar um vinho que você goste. Não é porque alguém disse que o tinto é bom com essa comida  e você não gosta deste tipo, que você tem que beber”, finaliza. 
 

Opções variadas de vinhos

A coordenadora da Grand Cru em Manaus, Regiane Leal, selecionou alguns vinhos  para harmonizar com receitas natalina. São rótulos de fácil acesso na cidade e originários de vinícolas conceituadas. “A noite de Natal é um momento especial, de confraternizar com que mais amamos e um bom vinho pode representar bem isso”, diz.  A loja está localizada na avenida Ephigênio Salles, no shopping Mundi.

Ela cita o Berne Méditerranée para o pernil e  Bouchard Mâcon-Villages para harmonizar com o Peru. A opção Real de Aragon  para pratos como feitos com cordeiro.”Ele é espanhol, bem encor-pado e este é tipo de carne forte”, diz ela. As sobremesas  também pedem vinhos: como opção, o Macura Etnia - Moscato. “Ótimo para rabanada”.
.

Receita do Chef Dudu Prado

Quem pretende fugir um pouco do tradicional peru na ceia de Natal, pode apostar em outras carnes que também harmonizam com vinhos. Uma das opções pode ser o carré de cordeiro. O chef Dudu Prado, do restaurante La Coquette, fez uma versão prática e saborosa, ao molho de especiarias. “Selecionei ingredientes que remetem ao Natal, como é o caso do damasco”,. Entre os “segredinhos” da  receita estão a utilização dos vegetais na versão ‘mini’, entre eles a batata que deve ter pequenos cortes na área superior. “Esse corte é como o amazonense  costuma ticar o peixe”, explica. Outro detalhe é selar a carne antes de levá-la ao forno.  O ponto dela é a gosto. “Prefiro no ponto rosado, então fica 15 a 18 minutos no forno, não chega a 20”, diz. O prato pode ser harmonizado com o rótulo Real de Aragon, disponível na adega do restaurante

Carré de cordeiro ao molho de damasco
Ingradientes
 Damasco
 1 cebola 
 3 a 4 tomates cereja
 3 a 4 Cenora baby 
 2 batatas pequenas
 250 g carré de cordeiro
3 Couves de bruxelas
Caldo de galinha
1 Pimenta do reino
1 azeite 
1 pimenta do reino
1 pau de canela
 cúrcuma

Modo de preparo
1-  Escalda a batata, deixar  em um ponto pré-cozida e fazer pequenas tirinhas nas batatas. 
2-  Corte a cebola em quatro pedaços e espeta os pedaços em um palito.
3-  Corte as couves ao meio. Junta todos os vegetais em um refratário. 4- Tempere com um fio de azeite e um pouco de balsâmico5- Tempere o carré de cordeiro com sal, pimenta do reino e azeite6- Sele a carne em uma grelha7- Junte aos vegetais e coloque no forno no ponto que preferir da carne. 


Molho 
 Um fio de azeite na panela. Coloque a cebola, mas não deixe dourar. Corte os damascos em filetes, adicione e refogue. Adicione caldo de frango. Deixe levantar fervura e acrescente um pau de canela e cúrcuma. Tire o assado do forno, coloque o molho e sirva.