Publicidade
Entretenimento
Buzz

Sabrina Sato e famosos revelam suas dietas de verão

Atletas, apresentadores, atores e produtores comentam os segredos para emagrecer na estação em que o calor pede roupas leves e corpo à mostra 27/02/2012 às 12:43
Show 1
Sabrina Sato
uol/celebridades ---

Apostar nas frutas, fazer exercício, cortar a cervejinha... as táticas são as mais variadas possíveis, mas o objetivo é o mesmo: dar aquela "enxugada" para curtir o verão. Atletas, apresentadores, atores e produtores comentam os segredos para emagrecer na estação em que o calor pede roupas leves e corpo à mostra.

“Procuro comer sempre pequenas porções e não ficar mais do que três horas sem me alimentar”, explica a atriz e apresentadora Fiorella Mattheis. Essa é uma das dicas mais citadas pelos entrevistados e, segundo a nutricionista Aline Ferrite Ramos Monte, está certa. “Se o corpo fica longos períodos em jejum, surge o efeito ‘rebote’: o organismo percebe que você não come e faz reservas, em vez de queimar.”

Com as altas temperaturas, outro conselho é abusar bastante de água e sucos naturais, conforme comentam as irmãs Bia e Branca Feres, do nado sincronizado: “beber muito líquido e cair na salada e nas frutas, até porque no verão não dá pra comer comidas muito pesadas”. A nutricionista recomenda complementar a dieta com grelhados e água de coco para ajudar a repor os nutrientes perdidos com a transpiração. “Mas tenha cuidado e não abuse das bebidas isotônicas, pois podem sobrecarregar a função renal”, alerta.

Cortar a cervejinha

Cada um, no entanto, tem seu truque especial para derreter gordurinhas indesejáveis quando a calça aperta. De dieta desintoxicante até o rigoroso decreto de “pão, nunca mais”, confira mais dicas dos famosos para ficarem esbeltos:

Devido à rotina de gravações do programa televisivo “Pânico”, a apresentadora Sabrina Sato não consegue manter uma alimentação muito regulada. “Tenho que almoçar na rua, e acabo comendo besteira. Como de tudo, marmita, coxinha, essas coisas”, comenta a ex-atleta, que conta com a memória muscular de seu corpo para ajudar a manter tudo em dia. “Quando consigo, eu malho na academia. Tenho um personal lá. Como vou pouco, ele me dá um circuito para tonificar os músculos. Não pego muito peso.”

Quando quer turbinar a silhueta, no entanto, Sabrina corta o álcool. “Tomo minha cervejinha, meu vinho e, para a mulher, principalmente, isso incha um pouco. Só de cortar, eu já dou uma enxugada”, revela.  Evitar fritura, que nessa época mais quente não é um prato tão atraente, é outra dica da apresentadora. “O mais legal no verão é aproveitar o clima e correr no parque, fazer caminhada. O que você faz com prazer já é mais fácil. Vá andar de patins, fazer um curso de dança, frequentar as escolas de samba. Só no ensaio já se perde muitas calorias”, aconselha.

Pão, nunca mais

Adepto da malhação, o empresário e produtor musical Rick Bonadio leva a sério a preocupação com a comida: “evito alimentos com altos índices glicêmicos, dou preferência às proteínas, muitos vegetais e água. Nada de gordura e refrigerantes. Álcool, raramente”. Ele faz musculação cinco vezes por semana e exercícios aeróbicos quatro dias semanalmente, alternando a intensidade. E, para garantir os resultados de tanto esforço, segura as tentações à mesa. “Não adianta correr para a academia sem antes ter uma boa educação alimentar. Quer emagrecer? Corte radicalmente doces, gorduras e massas. Pão, nunca mais”, sentencia.

A redução de carboidratos é a base de sua dieta. “Coma de três em três horas e à noite, apenas proteína sem suco ou qualquer outra bebida com açúcar. Uma omelete de claras ou um frango grelhado com saladinha”, recomenda. Álcool também é outro corte radical na rotina. “Se conseguir isso, faça, no mínimo, 45 minutos de aeróbicos, quatro vezes por semana. Depois complete com pesos. O resultado vem rápido”, diz o produtor.

Muitos nutricionistas, no entanto, recomendam cautela quanto ao corte radical do carboidrato -presente, por exemplo, no pão. “Ele se quebra e se transforma em açúcar, que dá a energia necessária inclusive para os exercícios. Se você cortar, vai usar outras fontes de energia do mesmo jeito, pois precisa delas. Ao comer mais proteína, pode sobrecarregar a função renal”, comenta Aline. Caso queira adotar uma dieta restritiva como essa, é preciso procurar a orientação de um especialista em nutrição.

Cair na salada

Bia e Branca Feres, apresentadoras da MTV e atletas do nado sincronizado, treinam de quatro a seis horas por dia. Por isso, comem o que dá vontade. “A alimentação na nossa casa é totalmente integral, mas não abrimos mão dos doces”, garantem. “O que realmente tentamos evitar são frituras e industrializados.”

Fugir dos embutidos

Todos os dias, o ator e apresentador Rodrigo Veronese desperta o organismo com uma mistura de suco de maçã, couve orgânica e hortelã. Praticante de pilates, Rodrigo também pedala três vezes por semana e procura adotar uma rotina saudável. “Evito bebida destilada, gorduras, frituras e embutidos, apesar de adorar”, confessa o ator.

Ele acha difícil resistir a uma bela tábua de frios, mas foge o máximo que pode: “alimentos embutidos que contenham nitratos são responsáveis por dores de cabeça e enxaquecas. Também evito alimentos com corantes artificiais”. A decisão, segundo  a nutricionista, é acertada: “embutidos são ricos em sódio e condimentos, que ajudam a reter muito líquido. É bom evitar”.

Para dar uma enxugada, a receita do ator global é simples: mexer o corpo. “Fazer algum tipo de exercício aeróbico moderado para cada pessoa”, aconselha. “Tentar comer pequenas porções, várias vezes ao dia, obriga o corpo a trabalhar mais, acelera o metabolismo... além, é claro, de evitar uma feijoada à noite!”

“Se você vai comer pão, não precisa pegar batata. O mesmo vale para o pão e a bolacha”, concorda a nutricionista. Fiorella também é adepta dos exercícios quase que diários: “gosto de correr e de jogar tênis”.

Não misturar carboidratos

Vêm de família os bons hábitos alimentares que mantêm as curvas da atriz e apresentadora Fiorella Mattheis. “Sempre me alimentei bem em casa e levo comigo hábitos saudáveis como não comer frituras, não tomar refrigerantes, nem comer farinhas brancas ou açúcar”, revela. “Além disso, evito misturar carboidratos nas refeições”, explica.

Farinha de berinjela

“Não existe truque: tem que ter muita malhação e uma dieta balanceada”, constata a remadora Fabiana Beltrame. A atleta, que depois de se tornar mãe baixou da categoria Pesado (65 kg) para Leve (59 kg), segue uma dieta bem rigorosa. “Como muita salada, muitas frutas, cereais integrais, arroz e pães integrais e muita água. Também é importante comer de três em três horas para não perder massa muscular”, diz.

Primeira remadora a conquistar uma medalha de ouro para o Brasil na Copa Mundial do esporte em 2011, Fabiana treina em média cinco horas por dia, à base de água e isotônico. Para quem quer enxugar alguns quilinhos, ela revela um pequeno segredo. “Uma dica é comer farinha de berinjela durante as refeições. Ela ajuda a saciar a fome e controla aquela vontade que dá de comer besteira.”

De acordo com Aline, no entanto, a sensação de saciedade que a farinha produz é a mesma da ingestão de qualquer tipo de fibra. “Além disso, não há comprovação científica de que a farinha de berinjela produza algum resultado. E é preciso ter uma alimentação saudável para conseguir emagrecer. Não basta apenas ingerir a farinha.”

Semana saudável

Boa forma sempre foi um dos atributos da modelo Daniella Sarahyba. Mas, quando precisa dar aquela derretida nas gordurinhas extras, ela faz um “detox”. “Uma semana de legumes, verduras e frutas, de alimentação saudável. Corto carboidrato, laticínio...”, explica.

Ela pratica natação, tênis e musculação e conta com o acompanhamento de sua nutricionista. A modelo ensina um dos sucos desintoxicantes que aprendeu a fazer. “Agrião, gengibre, cenoura, maçã, aipo e couve. Bata tudo e tome pela manhã. Alterno com um suco verde. Dá uma limpada no intestino, é muito bom”, garante. Mas, para quem busca fórmulas mágicas, Daniella já avisa: “não adianta fazer isso e voltar a comer mal novamente, viu?”