Publicidade
Entretenimento
Dia Mundial do Macarrão

Saiba como combinar cortes molhos e ingredientes para preparar pratos saborosos

No Dia Mundial do Macarrão, confira as dicas de combinações de cortes de macarrão com molhos e ingredientes adequados 25/10/2012 às 14:24
Show 1
Macarrão parafuso
acritica.com ---

O Brasil só fica atrás da Itália e dos Estados Unidos quando o assunto é massa! O país é o terceiro maior produtor de massas do mundo.  Como nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia Mundial do Macarrão, a Fortaleza, marca da M.Dias Branco ensina combinações incríveis para deixar seu prato mais delicioso e elaborado.

Massas longas – Combinam com margarina ou manteiga e parmesão, molho de tomate, molho ao pesto, ou molhos preparados com frutos do mar. Muitos debatem sobre cortar ou não a massa antes de cozinhar. Os puristas acreditam em mantê-las inteiras, enquanto os pragmáticos defendem que cortá-las torna o cozinhar e comer mais fácil.

Espaguete – Este tipo de macarrão é indicado para molhos com tomate, peixes ou à base de óleo. Ele está disponível no tamanho 8 e 9, o eu diferencia a espessura dos fios


Ninho – Com o formato longo e grosso é uma ótima opção para ser servido com frutos do mar 


Massas curtas – As massas curtas são as que apresentam a maior variedade de formatos. Por terem muitas curvas e concavidades absorvem melhor os molhos mais encorpados como bechamel ou quatro queijos e são ideais para o preparo de saladas. Esses formatos são também mais fáceis de cozinhar.

Parafuso – Ideal para molhos mais encorpados, como os que levam carne e vinho ou ricota, por exemplo, pois se infiltram nas voltas do macarrão.

Búzio – Geralmente a massa que vem em formato pequeno e curvo pode ser acompanhada de tomates com verduras.

Massas pequenas – Massas de formato pequeno são ideais para serem servidas em sopas, saladas ou apenas com molho de tomate leve. Combinam também com molhos de vegetais, como brócolis, couve flor, endívea, alcachofras, entre outros.   As massas maiores para sopa são opções para caldos mais encorpados.  O tipo de massa deve ser escolhidos de acordo com os ingredientes da sopa.

Ave Maria e Padre Nosso – Cortes indicados para sopas como feijão e para minestrone, tradicional sopa italiana de legumes.

Argola – Muito utilizada para caldos de carne e vegetais.