Saiba como controlar seus gastos e concretize seus projetos em 2013
O especialista em educação financeira, Janser Rojo, afirma que o dinheiro lucrado no fim do ano pode ser um grande aliado na quitação de dívidas, e que alguns cuidados são essenciais para a realização dos sonhos de consumo 07/12/2012 às 20:26
Entra ano, sai ano, e os planejamentos sobre como economizar dinheiro vão por água abaixo. Os projetos que dependem do âmbito financeiro encalham, e nada acontece. Aprenda como fazer seus planos darem certo ponderando seus gastos e estipulando normas próprias de controle, e faça seu 2013 ser diferente dos anos anteriores.
O especialista em educação financeira, Janser Rojo, afirma que o dinheiro lucrado no fim do ano pode ser um grande aliado na quitação de dívidas.
“Aproveite o 13º salário, participação nos lucros e outras bonificações para organizar seus débitos. Veja aqueles que têm os maiores juros e que estão em atraso, gerando juros extras, como cheque especial ou cartão de crédito cuja fatura vem sendo paga pelo valor mínimo. Acabe com estas dívidas assim que possível e fique somente com aquelas que têm parcelas fixas e sem nenhum saldo atrasado. Para estas, faça um planejamento doméstico onde elas caibam com folga”, ressaltou Rojo.
Estar sempre ciente do que se faz com o dinheiro é essencial para reconhecer os gastos e cortar os excessos, diz o especialista.
“Poucas pessoas sabem exatamente como gastam seu dinheiro e por isso, acabam perdendo grandes quantias. É preciso anotar tudo o que se gasta para saber para onde os recursos financeiros estão indo. Só assim é possível cortar gastos desnecessários e poupar”, afirmou Janser.
Assim como uma lista de supermercado, uma lista de projetos o deixará bem à vontade com as suas prioridades do momento. O ideal é colocar, sem medo, na ponta do lápis tudo o que deve ser seu foco, de acordo com o consultor.
“Saiba exatamente para onde quer direcionar seus esforços e o que lhe deixará realmente satisfeito. Tendo essa lista bem definida e acessível, com certeza você deixará de gastar com outras tentações que aparecerem no caminho”, pontuou.
Uma conta alternativa deve ser criada para abrigar a quantia separada antes de qualquer gasto ou pagamento. Segundo o especialista, os sonhos de consumo podem ser realizados a partir dessa aplicação secundária.
“Pode começar com pouco e depois ir aumentando, se conseguir. Se o sonho é uma viagem para a França, por exemplo, que custa R$ 10 mil e você já tem na conta R$ 2 mil, significa que seu sonho está 20% alcançado, o que é diferente de ter um sonho que nunca sai do papel. Além do mais, isso gera motivação para continuar atrás dos 80% faltante, e evita gastos com outras coisas que são menos importantes para você”, finalizou.
+ Entretenimento
-
Festival no Centro de Manaus promove visibilidade LG...
-
Fã de carteirinha de Roberto Carlos sonha com encont...
-
Após mini-turnê, James Rios volta com agenda cheia d...
-
ONG Pata promove evento com adoção de pets no sábado...
-
Tricampeã, Reino Unido agita a inauguração da Feira ...
-
Referência na música eletrônica, DJ Avicii morre aos...
-
Multidão acompanha lançamento do novo 'God of War' e...
-
Feira da FAS terá oficina gratuita para preparação d...
-
MAP Linhas Aéreas anuncia voos extras para o Festiva...
Veja também
- Conheça alguns artistas indígenas do Amazonas em progresso pelo mundo
- Conheça os riscos por trás do cheque especial
- Brasileiro é o que menos mente na hora de preparar currículo ou Linkedin
- Grupo amazonense Backstage Studio se apresentará na filial da Disney da Califórnia
- Orientais 'de raiz': conheça restaurantes que servem a culinária japonesa tradicional
- Romances eróticos de escritora brasileira serão adaptados para a TV
- Autor amazonense Max Carphentier lança livro neste sábado (14)
- Gestão David Almeida na ALE compra 3,4 toneladas de leite