Publicidade
Entretenimento
Apartamentos grandes

Saiba como decorar apartamentos amplos com charme e estilo

Arquiteta dá dicas de como preencher ambientes maximizados com charme e estilo.  Atenção à circulação faz a diferença 03/07/2012 às 10:34
Show 1
A intenção das construtoras de Manaus é trazer o conforto e a mobilidade de uma casa para dentro de um apartamento
Luana Ribeiro Manaus

 As construtoras estão apostando num, literalmente, grande segmento do mercado imobiliário: os apartamentos com metragem ampliada, de 200m² até 530m².

Em Manaus, atualmente dois empreendimentos seguem a linha de lares maximizados. De acordo com as construtoras, a ideia é trazer o conforto e a mobilidade de uma casa para dentro de um apartamento, que tradicionalmente tem um espaço restrito.

Com espaço de sobra para fazer do apartamento o lar do sonhos, o futuro morador tem um desafio: como decorar com estilo um lugar tão grande?

Mãos à obra

A arquiteta Jenny Ituassú diz que para evitar erros antes de tudo é imprescindível preservar o espaço de circulação. “Sempre parto do princípio de atender as necessidades dos clientes, e então fazer um layout específico para ele. Em um apartamento grande, por exemplo, sempre prezo por manter um espaço de circulação”, diz. “Às vezes você tem um apartamento bem grande e começa dividir com paredes ou moveis grandes e altos cada ambiente, e acaba perdendo toda a amplitude”, completa.


A escolha certa dos móveis também também é primordial. Eles devem ser proporcionais para cada lugar e “conversarem” entre si. “Ao contrário do que se pensa, não é preciso móveis muito grandes e nem de grande quantidade. O ideal é que eles sejam feito sob medida para cada ambiente”, diz Jenny.

Um truque esperto de decoração é usar os móveis como “divisórias”. “Sofás, poltronas, estantes, buffets e moveis baixos são ótimas opções para delimitar cada ambiente”, diz Jenny. Outra solução são os paredes divisórias de vidro. “Elas dividem sem bloquear a visão e comprometer a sensação de amplitude do lugar”, garante.

Detalhes

 Se em apartamentos pequenos as cores mais claras nas paredes é a ordem para deixar a sensação de mais espaço. Aqui, é permitido usar as tintas escuras. “Os apartamentos grandes permitem abusar de cores e texturas. Sempre dosando entre claro e escuro, equilibrando o tons da parede com os dos moveis”, diz a arquiteta Jenny Ituassú. “Um outro artificio interessante, são os papeis de parede, dá para trabalhar na mistura de cores e padronagens”.


Outros detalhes dão charme e fazem a diferença no acabamento da decoração. Em um dos apartamentos decorados por Jenny, por exemplo, cada ambiente tem uma luminária diferente marcando cada espaço.

A organização também também não deve ser esquecida. A partamentos com espaço ampliado facilmente dão aquela sensação de desordem. “Defina quais objetos pertencem a cada lugar, um vaso da sala não pode estar na cozinha. Assim é mais fácil manter tudo em ordem”, ensina Jenny.