Publicidade
Entretenimento
Vida

Saiba como manter a beleza e a saúde dos fios no verão

Para manter a beleza dos fios nesta época delicada, confira algumas dicas do consultor técnico capilar, Elias Oliveira, da empresa Lacan Cosméticos, empresa especializada em tratamento capilar 07/01/2013 às 11:52
Show 1
Para quem se expõe ao sol no verão, é necessário aposentar as ligas e presilhas
acritica.com Manaus, AM

Férias: período voltado para o descanso. Mas também voltado para as praias, piscinas, diversão ao ar livre e muito sol. Se não tomar cuidado, os cabelos podem se tornar presa fácil dos riscos causados pela alta exposição ao sol.

Para manter a beleza dos fios nesta época delicada, confira algumas dicas do consultor técnico capilar, Elias Oliveira, da empresa Lacan Cosméticos, especializada em tratamento capilar.

Cerca de 30 minutos antes de expor os fios ao sol, experimente utilizar leave in com FPS nos cabelos secos. Os enriquecidos com proteína termoativada e com filtro solar garantem bons resultados na preservação dos fios. É importante estar atento às reaplicações: após o excesso de suor ou mergulhos, por exemplo, não deixe de reaplicar.

Deixe os fios livres

Para quem se expõe ao sol no verão, é necessário aposentar as ligas e presilhas, principalmente os que estão desencapados, pois quebram os cabelos. Deixar o secador um tempo de lado também é bom. Se não conseguir, procure utilizá-lo em uma temperatura mais amena.

Há alguns alimentos benfeitores na conservação dos cabelos: principalmente aqueles que têm aminoácidos do tipo arginina e cistina, pois mantém as subcamadas dos fios. Exemplo de alimento que contém esses aminoácidos é a gelatina.

Alie-se aos cremes de hidratação

No verão, nunca, mas nunca mesmo, desapegue do condicionador e das máscaras de hidratação. Mas utilize primeiro a máscara antes de usar o condicionador, porque nela há maior concentração de ativos a serem absorvidos pelos cabelos. O condicionador apenas complementará os ativos e selará a hidratação.

A umidade natural dos fios deve ser mantida. Para isso, é preciso fazer uma hidratação profunda toda semana. Procure cremes que contenham os aminoácidos essenciais e proteínas que garantam o selamento da fibra capilar, força e resistência. Exemplo de creme com esses quesitos é o Reconstrutor Instant Results, da Lacan.

Chapéus e bonés: grandes protetores

Grandes aliados na proteção dos fios contra os raios UV são os chapéus e bonés. Além de serem acessórios despojados, podem também prevenir o sofrimento dos cabelos, que também precisam respirar. Para isso, use bonés de algodão e chapéus sempre feitos de palha.

Ao chegar da praia, evite lavar os fios com água quente. Se precisar lavar com água quente, uma boa dica é finalizar com um jato de água fria. Para evitar que os fios percam o brilho e se tornem fracos, deixe os fios soltos, por pelo menos 3 horas depois de lavá-los.