Publicidade
Entretenimento
Barba homens

Saiba como manter uma barba perfeita

Assim como os cabelos, certos tipos de desenhos se adaptam melhor a um formato específico de rosto 05/08/2012 às 20:24
Show 1
Vinícius, assim como seus companheiros de banda, adotou o visual barbado
Luciana Santos Manaus

Símbolo de masculinidade para uns, de seriedade e sabedoria para outros, a barba nunca saiu de moda, mas ultimamente vem sendo vista com mais frequência incrementando o visual de homens mundo afora. E essa turma que resolveu se rebelar à imposição da pele lisinha dos metrossexuais ganhou até um termo: retrossexuais. Celebridades como George Clooney e Robert Pattinson ajudam a divulgar a tendência. O primeiro prefere uma barba cheia e bem desenhada, enquanto o segundo faz um estilo mais “largado”.

Mas quem já pensa em abandonar o ritual diário de se barbear deve prestar atenção a certos detalhes, pois assim como os cortes de cabelo, determinados desenhos de barba se adaptam melhor a um formato específico de rosto. Segundo Raimundo Cardoso, do Salão Universal, um rosto mais fino fica mais harmônico com uma barba com desenho redondo; rostos compridos, devem ganhar volume nas laterais; enquanto rostos redondos, com bochecha, podem ser alongados se a barba for tirada mais nas laterais. Para esse último tipo, ele também cita o cavanhaque como uma boa opção para ganhar um rosto mais magrinho. “Existe sim um tipo de barba para cada tipo de rosto e para cada 'defeito' você tem uma maneira de moldar para disfarçá-lo”, afirma o profissional que indica que a manutenção seja feita uma vez por semana.

Preenchimento

Para aqueles que possuem barba com falhas, em função do nascimento dos pêlos, Edmilson Barreiro, do Salão Tropical, indica que o desenho seja moldado aos poucos, num processo que pode levar em média um mês.

 “A pessoa tem que ir deixando crescer, tirando a barba aos poucos. Você vai trabalhando a barba de uma maneira que os pêlos cubram aqueles pontos onde existem falhas e, por esse motivo, ela também não pode ser muito curta. Um mês é o tempo para os fios crescerem e a barba ganhar um formato cheio”, afirma.

 Inspirações

O produtor cultural e integrante da banda Alaídenegão, Vinícius Goes, aderiu ao visual barbado há oito anos, segundo ele, porque acreditava que o “acessório” transmitia um certo respeito. “ Lembrava a imagem dos grandes filósofos”, ri ao relembrar. O músico, desde então, não abandonou mais o visual, que coincidentemente também é compartilhado pelos outros integrantes da banda. “Não foi proposital, mas acabou virando um símbolo da banda”, conta.

O corretor de seguros Thiago Albuquerque, assim como Vinícius, acredita que os pêlos no rosto transmitem uma mensagem de seriedade, mas ao contrário do músico, passou a usar barba por acaso. “Há três anos meu pai passou por um problema sério de saúde e por falta de tempo acabei deixando de fazer a barba diariamente, os pêlos foram crescendo, eu fui modelando e gostei do visual”, conta.


Blog - Igor Toledo Modelo da Em Visão Models

“Comecei a usar quando entrei pra faculdade. Achava legal pois lembrava o guitarrista da banda Limp Bizkit quando tava de boné pra trás. Uso apenas o creme para barbear, mas nada em especial. Gosto de usar a barba com um cavanhaque e com um corte subindo na bochecha até a costeleta. Ela compõe meu visual sim, acredito que ela transmita um aspecto de homem mais adulto. E sim, acaba funcionando como uma arma de sedução, pois muitas mulheres acham sexy a barba mal feita quando não distorce o aspecto de higiene”.