Publicidade
Entretenimento
Arte de ser chef

Saiba como tornar-se um chef de cozinha e ter reconhecimento

O mundo da gastronomia também exige estudo, talento e muita organização 18/10/2012 às 14:06
Show 1
Arte de criar pratos e liderar equipes exige organização e talento
acritica.com ---

Talento, estudo e muita organização. Engana-se quem acha que estamos falando de profissões que exigem alto índice de concentração, como as existentes na área de exatas por exemplo. Estas qualidades  também fazem parte do delicioso universo da gastronomia. 

Quem cultiva o sonho de se tornar um chef de cozinha pode conferir as dicas de quem é da área. João Ragna, chef do Bistrô 28, em São Paulo é quem ensina o “ caminho das pedras”.

Dica 1: Renovar as idéias e buscar fontes de informação constantemente

Criar um prato não é uma tarefa simples. Exige muito conhecimento, estudo, pesquisa, habilidade, sensibilidade e criatividade do chef. O profissional deve estar atento a todas as tendências, e saber aplicá-las na criação de um prato, de acordo com o público que irá degustá-lo.

Dica 2: Conhecer a matéria-prima com que trabalha

Um bom chef, além de conhecer todos os ingredientes com que trabalha, também deve saber como aproveitar cada um deles, utilizando de forma a alcançar os objetivos do prato.

 Dica 3: Conhecimento prático no que faz

Deve-se experimentar e praticar todo o conhecimento adquirido. Como em outras áreas e atividades, é com muito treino e experiência que se alcançam bom resultados.

 Dica 4: Capacidade de gerir pessoas

A função desse profissional não se restringe apenas à criação e elaboração de pratos. O chef é o “líder” de um restaurante, e tem como responsabilidade gerir sua equipe. Deve criar harmonia entre seus funcionários para que todos tenham um desempenho positivo, acalmar seus receios nas horas de grandes dificuldades e canalizar suas visões para gerar melhorias no ambiente.

“Por isso gosto de pensar em Líder da cozinha, e não chef. O líder diferencia-se do chef, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.”, comenta João Ragna.

Dica 5: Ser organizado

Organizar não só os objetos na cozinha, mas as ideias e as tarefas a serem executadas. A atividade do chef requer muita atenção e cuidado. Manter-se organizado ajudará a evitar acidentes e erros.

Com essas características e muito amor ao que se faz, o sucesso e o reconhecimento estarão a um passo!