Publicidade
Entretenimento
Derivados Leite

Saiba mais sobre intolerância e alergia a substâncias presentes no leite

--- 03/12/2012 às 11:52
Show 1
Algumas pessoas possuem intolerância a substâncias existentes no leite
acritica.com Manaus

O leite e seus derivados traz muitos benefícios para o organismo. Fontes de vitaminas e ricos em micronutrientes como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. O leite e produtos feitos à base de leite são fundamentais para todas as fases da vida.  Mesmo assim, é muito comum ouvir pessoas que têm alergia ao leite e, ainda, pessoas intolerantes à bebida. No caso de quem tem intolerância ao leite, estas pessoas estão destinadas a não poder consumir nenhum tipo de leite e seus derivados ou existem produtos alternativos para este público específico?

A Engenheira de Alimentos Helena Camargo  esclarece algumas dúvidas a respeito do assunto. Helena explica que não é correto dizer ‘ intolerância ao leite’ e sim intolerância à lactose, que é o açúcar presente no leite. Isso acontece porque o organismo não produz ou passa, por algum motivo, a produzir pouca enzima lactase, responsável pela digestão da lacotse, o resultado disso é o acúmulo da lactose no intestino causando a fermentação da substância pelas bactérias, com formação de gases, provocando diarreia, cólicas, distensão abdominal e desconforto.

No caso das pessoas que  afirmam ter alergia ao leite, na verdade, têm alergia à proteína(caseína), presente no leite. O sistema imunológico identifica a caseína como um agressor, um agente estranho que precisa ser combatido e quando a pessoa ingere esta proteína isso desencadeia reações como  diarreia, distensão abdominal, sintomas respiratórios entre outros desconfortos. Helena afirma que a alergia à proteína costuma ser mais grave em crianças e os sintomas ficam mais suaves com o  passar dos anos.                               

Já existem disponíveis no mercado, produtos com baixa ou zero lactose, como é o caso do  leite Piracanjuba Zero Lactose. A Engenheira de Alimentos também reforça que o consumo de leite e derivados deve ser de três porções por dia. 

Mas quem pensa que vai estar privado de comer delícias feitas à base de leite precisa conhecer uma receita de pudim sem lactose. É só conferi-la e deliciar-se!