Publicidade
Entretenimento
Dieta do momento

Saiba o que é verdade e o que é mito nas chamadas dietas ' da hora'

Nutricionista dismistifica as chamadas dietas ' da hora' , muito divulgadas pelas celebridades como milagrosas 27/04/2012 às 08:40
Show 1
Apresentadora de TV e chef de cozinha Nigella Lawson emagreceu graças ao macarrão
Luana Ribeiro Manaus

De tempos em tempos novas dietas surgem e trazem consigo a promessa de emagrecimento rápido. Com aval de celebridades e seus nutricionistas, elas causam divergências entre especialistas no assunto quanto a sua eficácia. Mas é fato: elas fazem sucesso. “A dietas da moda estão por toda a parte, em revistas nas bancas e na Internet. Mas antes de escolher uma para seguir, é preciso fazer uma avaliação com um médico, nutricionista ou nutrólogo”, diz a nutricionista Nina Laredo. Confira as três dietas do momento e a opinião da especialista sobre cada uma elas:

Macarrão faz sucesso

A dieta do Miojo Milagroso é febre nos Estados Unidos. O macarrão produzido a partir de um tipo de batata é basicamente composto por água e fibras e tem a capacidade de aumentar a saciedade, e consequentemente, reduzir o consumo de calorias diárias. A pasta também é usada no controle de colesterol, glicose, triglicérides e pressão.

Conhecido como itokonnyaku (lê-se itoconhaco) foi batizado com esse nome porque tem pouquíssimas calorias - apenas 10 calorias em uma porção de 200 gramas! - e não tem carboidratos.

Mas o verdadeiro sucesso do alimento se deve à chef de cozinha e apresentadora britânica Nigella Lawson. A musa do orgulho-gordo, que ficou famosa por aparecer na televisão comendo alimentos calóricos até lamber os dedos e bebendo goles e goles de vinho sem a menor cara de culpa, de uma hora para a outra surgiu magra. Apesar de não revelar por nada quantos quilos perdeu, ela contou ao jornal inglês “Daily Mail”, que o responsável pelo corpo mais sequinho é o miojo milagroso.

 Segundo a nutricionista Nina Laredo, não há nenhum estudo científico que comprove se ele de fato funciona. “Esse alimento já existe há algum tempo. Mas existem várias coisas que tem a mesma ação, como o arroz e os pães integrais, que podem e devem ser incluídos no cardápio diário”, diz. O macarrão poderoso também é conhecido com o shirataki e konjac. Em Manaus, ele pode ser encontrado em supermercados especializados em produtos japoneses.

Dieta do Gengibre


Os benefícios que o gengibre pode trazer para a saúde são inegáveis. A raiz é considerada uma das mais antigas plantas medicinais, usada popularmente para aliviar enxaqueca, dor de estômago e inflamações.

 Em forma de chá, a raiz que também é conhecida como mangarataia, vem sendo muita utilizada em muitas dietas para ajudar no emagrecimento.
Os adeptos da dieta do gengibre garantem que ele é eficaz na redução do excesso de gordura, principalmente na região abdominal, ajudando a eliminar os temidos pneuzinhos
na cintura.

De acordo com a nutricionista Nina Laredo, o gengibre é um alimento termogênico que aumenta a circulação sanguínea e a temperatura do corpo. “Isso faz com que o metabolismo acelere, e a queima de gordura também”, diz. “É verdade que ele tem muitos benefícios, mas sozinho não pode fazer muita coisa. A pessoa tem que ter uma alimentação saudável e balanceada”, completa.

Para quem deseja inserir a raiz na dieta, a especialista dá algumas dicas. “Nada de tomar dez copos do chá, é um exagero. O gengibre pode ser usado em diversas receitas, pode substituir perfeitamente o alho. Tente fazer isso no preparo do arroz”, ensina.

 As famosas e o vinagre

Cameron Diaz é adepta do vinagre para manter a boa forma

 Duas colheres de vinagre antes das refeições. Muita gente faz careta só de pensar, mas a cantora Fergie, a atriz Cameron Diaz e a modelo Heidi Klum juram que esse é o segredo para manter o corpo em cima.

Alguns especialistas acreditam que a acidez do líquido é eficiente na queima de gordura corpórea, e ajuda na perda de peso. Mas a nutricionista Nina Laredo desmente: “O vinagre não tem esse poder. Ele é usado na higienização de frutas e verduras, quando não tem hipoclorito”,diz. “As duas colheres de vinagre devem ser usadas para temperar saladas, como é feito normalmente”, opina.

A especialista diz ainda que em excesso o vinagre pode até causar danos à saúde. “Ele pode ocasionar problemas de refluxo intestinal e piorar a situação de quem já tem gastrite”, alerta a médica.