Publicidade
Entretenimento
Vencer sobrepeso

Saiba que atitudes tomar para combater o sobrepeso

As dicas são do educador físico Márcio Atalla que aponta dados impressionantes sobre a obesidade entre os brasileiros 25/04/2012 às 12:25
Show 1
O sobrepeso é um problema que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros
Anna Batista Manaus

O coração e a forma física de 16% dos brasileiros pedem socorro. O motivo: seus donos estão obesos.

 O número, que representa 30 milhões de pessoas no País, é de um novo estudo do Ministério da Saúde divulgado nesta semana.

E como obesidade é sinônimo de complicações no organismo humano, o Vida & Estilo entrevistou com exclusividade Marcio Atalla, o educador físico que é referência no País quando o assunto é perda de peso e que estará presente em Manaus na Feira Bem Estar Amazônia 2012, no mês de junho.

Atalla cita as causas e dá as soluções para quem quer vencer a realidade da obesidade.

Maus hábitos

Segundo o educador físico, a genética é um fator bastante importante, mas os hábitos irregulares de vida são a maior causa da obesidade no Brasil e no mundo.

“Normalmente, famílias de ‘gordinhos’ mantêm rotinas de má alimentação e de inatividade física, passando isso de geração em geração. Assim, torna-se complexo separar a causa genética do padrão e estilo de vida adotado pelas famílias”, diz.

E na lista dos problemas de saúde que surgem como consequência da obesidade estão complicações cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncerque podem levar à morte. Mas pra quem acha que nesta circunstância tudo está perdido, não se desespere: há salvação!

Consciência

Criar consciência e passar a viver de uma forma diferente, buscando saúde. Isso que faz a diferença. De acordo com o especialista, há métodos de não apenas tratar a obesidade, mas também de preveni-la.

 “Criando bons hábitos alimentares na fase infantil podemos evitar a obesidade na vida adulta. Sendo essa mais uma função dos pais, pois faz parte da educação e formação do adulto, mas que por muitas vezes não é tratada com a seriedade devida”, adverte Marcio Atalla.

O educador físico também relata que a alimentação atual dos brasileiros está totalmente errada.

 “O paladar nacional há muito tempo está alterado pelo excesso de sal e açúcar, a base de alimentos industrializados”.

Para tornar esta alimentação ideal ele aconselha: “devemos apenas escolher com mais critério a alimentação e pensar no que vamos ‘jogar’ para dentro de nosso corpo, quais consequências esses alimentos trarão para nossa saúde. Pensar no que é importante comer e não apenas no que deve ser evitado. Sem dietas radicais, apenas uso do bom senso”.

O que funciona

 Entretanto, mesmo não fazendo a alimentação ideal, Atalla afirma que os brasileiros estão, com o passar dos anos, mais preocupados com o bem estar físico.

 “Mas ainda é um discurso ‘amanhã eu começo... ’. Hábitos de vida, como atividade física regular e boa alimentação são a base da nossa saúde física e mental. E sem essa ‘dupla’ em perfeito funcionamento, nada mais funciona. De que adianta a conta bancária estar explodindo, se não há saúde pra aproveitar? Ou se tudo que foi conquistado, será gasto com médicos e hospitais? É uma questão a se pensar!”, previne o educador.