Publicidade
Entretenimento
Audiovisual

SEC pré-seleciona produtores audiovisuais amazonenses para aperfeiçoamento em Cuba

É divulgada lista de pré-selecionados para curso de aperfeiçoamento em direção de cena e realização de documentários. Ao todo, onze inscrições foram efetuadas, mas apenas cinco foram pré-classificados 04/09/2012 às 08:21
Show 1
Produtores ministrarão oficinas quando voltarem de Cuba
Rosiel Mendonça Manaus, AM

Cinco produtores audiovisuais amazonenses terão a oportunidade de se aperfeiçoar em direção de cena e realização de documentários na Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV), localizada em Santo Antonio de Los Baños, Cuba.

A capacitação é uma parceria entre a Secretaria de Cultura (SEC) e a instituição cubana, uma das mais renomadas na área. Os selecionados vão receber uma bolsa-apoio para arcar com os custos de matrícula no curso, passagem aérea, hospedagem e alimentação na própria escola.

Segundo a diretora do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, Cristiana Brandão, a SEC recebeu um total de 11 inscrições, mas dois candidatos foram desclassificados por não terem atendido aos requisitos do edital. Os demais foram pré-selecionados com base em currículo e portifólio.

PRÉ-SELEÇÃO

Os produtores Aldemar Freitas Matias Jr, Elen Heinth Marques Dantas, Maria Elisa Souto Bessa e Zeudimar Barbosa de Souza estão no páreo por uma das três vagas para o curso de direção de cena em Cuba.

Concorrendo a duas vagas para o curso de realização de documentários na ilha estão Anderson José Mendes dos Santos, Bárbara Carla Costa Cavalcante e Teixeira Alves, Edilson Bezerra de Souza Junior, Moacyr Massulo Aguiar Neto, Sérgio José de Andrade.

PARCERIA

De acordo com Cristiana Brandão, a realização do intercâmbio é uma demanda antiga dos produtores audiovisuais do Estado. “O edital foi discutido ponto a ponto com a classe”, garantiu a diretora.

Há algum tempo a SEC já tentava essa parceria com a escola cubana. “Não foi muito fácil para nos entendermos com eles. A EICTV é uma instituição bastante rígida porque os cursos têm uma demanda muito grande. Esperamos que a cada ano a parceria seja ampliada”, complementou.

A seleção final dos cinco alunos será feita pelo Departamento de Cinema e TV da EICTV, que vai levar em conta o portifólio e a fluência em espanhol de cada candidato. A SEC pretende investir cerca de R$ 50 mil na realização do intercâmbio.

Se cada produtor tivesse que custear o curso do próprio bolso, o gasto mínimo seria de R$ 8 mil.

CAPACITAÇÃO

A diretora do Liceu Cláudio Santoro explicou que a modalidade dos cursos é de imersão total, com ênfase na prática. “Os alunos vão morar na escola, que fica em Santo Antonio de Los Baños, convivendo com pessoas do mundo inteiro”, disse.

Com duração de três semanas e previsão para iniciar em fevereiro de 2013, o curso de realização de documentários vai oferecer aos alunos o conhecimento necessário para a elaboração de projetos e estudos de caso.

Por sua vez, o curso de direção de cena terá duração de quatro semanas e tem previsão para iniciar na segunda quinzena de outubro de 2012.