Publicidade
Entretenimento
Vida

Semana Nacional da Solidariedade e Dia Nacional da Juventude serão celebrados em Manaus

Os eventos, realizado pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus em parceria com a Pastoral da Juventude visam celebrar a solidariedade e a juventude, junto à suas atividades e seus direitos 12/11/2012 às 17:56
Show 1
Conforme Thaieny, a carta vai nortear o trabalho de cobrança e vai reunir os gritos da juventude e repassar aos novos políticos
Laynna Feitoza Manaus, AM

Manaus recebe, nesta semana, dois eventos de fomento à juventude e solidariedade: a Semana da Solidariedade, de 12 a 14 de novembro, com o tema ‘Juventude, Desenvolvimento e Solidariedade’, a ser realizado pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado na rua Alexandre Amorim, 341, bairro Aparecida, Zona Sul.

Já a Pastoral da Juventude realizará no dia 15 a caminhada do Dia Nacional da Juventude (DNJ) com o temaJuventude e Vida’ e o lema ‘Qual vida vale a pena ser vivida’, que partirá da Secretaria Municipal de Juventude, localizado no bairro Compensa, Zona Centro-Oeste de Manaus.

A universitária Thaieny Gama, uma das coordenadoras da Semana da Solidariedade, ressaltou que a disponibilidade ao outro é a principal premissa da atividade, que está em sua segunda edição, cuja primeira aconteceu em 2011.

“Temos como objetivo promover a cultura da solidariedade. O que trabalhamos é a fraternidade, a questão de estar disponível tanto nos ambientes da escola, do trabalho, de não ser egoísta, de ajudarmos sempre o outro”, afirmou Gama.

Com o público estimado em cerca de 100 jovens a participar da Semana da Solidariedade, a coordenadora explicou a parceria entre a Cáritas Arquidiocesana de Manaus e a Pastoral da Juventude.

“A Pastoral da Juventude participará conosco da Semana da Solidariedade e também celebraremos com eles a caminhada do dia 15, onde faremos uma caminhada com reflexões sobre a juventude, sobre o desemprego, redes sociais, afetividade, arte e cultura, entre outros. As atividades estão unidas em prol dos jovens”, disse Thaieny.

Semana da Solidariedade

A programação da Semana da Solidariedade se divide no primeiro dia, para iniciar às 18h, com apresentações culturais e exposição da temática ‘Solidariedade. No segundo dia, as atividades, também previstas para iniciar às 18h, terá oficinas com vagas limitadas.

“A primeira, com o tema Economia Solidária e Juventude (Arte e Cultura) será ministrada pelo grupo de teatro Vitória. Já a segunda, com o tema Meios de Comunicação (Canal de Solidariedade) será facilitada pela jornalista Rosaly Pinheiro, da Rede Amazônica. E a terceira, com a temática Qualidade de Vida (a partir do consumo) terá a explanação do Movimento Comunitário Vida e Esperança”, pontuou Thaieny.

Já no terceiro dia, com início previsto às 8h até às 15h, haverá, além do seminário sobre a realidade da juventude com a Mesa Redonda, que envolverá as Secretarias Municipais e Estaduais sobre experiências que valorizam a juventude, a sociedade civil e o poder público.

“O resultado será a redação de uma carta à Prefeitura à Câmara Municipal de Manaus, cobrando sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Juventude, que é um espaço garantido por lei que já foi aprovado pela Câmara, só precisa ser implantado. A carta vai nortear o trabalho de cobrança e vai reunir os gritos, as problemáticas da juventude e repassar aos novos políticos que assumirão em breve”, concluiu Gama.

Caminhada do Dia Nacional da Juventude (DNJ)

A caminhada partirá da Secretaria Municipal de Juventude e percorrerá a Avenida Brasil até o Centro de Convivência da Família Madalena Arce Daou. Lá, haverá o momento cultural, em que os próprios jovens mostrarão seu talento.

“Ao chegarmos no Centro de Convivência, os participantes encontrarão um espaço em que os jovens se apresentarão com suas bandas, espetáculos de teatro e danças de vários estilos. Membros do Projeto Galeria Nota 10, da Sejel, atuarão com capoeira e hip-hop”, assegurou Gama. A estimativa é que mil jovens participem da caminhada.

A caminhada e a Semana de Solidariedade são gratuitas. Para participar da programação da Semana da Solidariedade, basta inscrever-se por meio do endereço eletrônico www.caritasmanaus.org.