Publicidade
Entretenimento
Sementes de Girassol na saúde

Semente de girassol é aliada do coração

Nutricionistas apontam o grão como importante aliado no combate a problemas cardiovasculares 04/07/2012 às 11:29
Show 1
Sementes de girassol são aliadas da saúde cardiovascular e até evitam câncer
acritica.com Manaus

Ela possui elevado teor de nutrientes essenciais ao organismo, o ácido graxo poliinsaturado linoléico ( ômega 6) e o ácido graxo monoinsaturado oléico (ômega 9), substâncias que não são produzidas pelo corpo. A semente de girassol é aliada de peso na manutenção da saúde cardíaca.

De acordo com a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta, a semente de girassol também é excelente fonte de vitamina E, com ação antioxidante que protege a pele da radiação ultravioleta e evita o envelhecimento precoce. O alimento também reduz o risco de ocorrência de diversos tipos de câncer como o de cólon, bexiga e de próstata.

A semente é rica em fitoesteróis, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol, que, se ingeridos em quantidades suficientes, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuem o risco de câncer. Fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas.

 Com todas estas vantagens, que tal incluir esta sementinha milagrosa na sua dieta? Saiba como consumir:

Sementes de Girassol: podem ser consumidas torradas, como aperitivos ou adicionadas a receitas de pães, bolos, cookies, farofas. Também podem ser adicionadas às saladas ou aos ovos mexidos. Polvilhe as sementes em cereais quentes ou frios.

Óleo de Girassol: De sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos, conservas.

 Aprenda uma receita para já incluir as sementes no seu cardápio.

Manteiga de sementes de girassol

Ingredientes:

2 xícaras de chá de sementes de girassol (cruas ou salgadas, com ou sem sal)

1 a 2 colheres de sopa de óleo de canola prensado à frio

Sal marinho à gosto (opcional)

Stévia à gosto

Modo de preparo:

Em um liquidificador ou processador, bater as sementes de girassol. Adicionar o óleo de canola aos poucos, até que formar uma mistura cremosa. Adicionar o sal marinho e a stévia. Transferir para um pote de vidro hermeticamente fechado.

Dica: a manteiga de sementes de girassol pode ser consumida com torradas e combina com palitos de cenoura, aipo, pepino e abobrinha.

Outra dica é substituir a manteiga de amendoim ou tahine pela manteiga de girassol em receitas.