Publicidade
Entretenimento
Buzz

Semmas notifica 75 veículos em blitz de combate à fumaça preta

O objetivo das blitzes é verificar a situação documental que atesta a regulação obrigatória dos motores dos veículos, através do CRC emitido pela secretaria, e também fazer a medição da emissão de fumaça preta pelos escapamentos 12/01/2012 às 17:22
Show 1
Este ano as açoes de fiscalização da secretaria serão intensificadas com a finalidade de garantir a melhoria da qualidade do ar na cidade
acritica.com Manaus

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) divulgou os resultados da primeira Blitz de Combate à Poluição Atmosférica de 2012. Foram abordados 80 veículos movidos a diesel (a maioria caminhões), destes 75 foram notificados a apresentar o CRC (Certificado de Registro Cadastral) na secretaria, num prazo de 48 horas, e apenas dois tiveram multas aplicadas por estarem emitindo fumaça preta acima dos padrões permitidos.

O objetivo das blitzes é verificar a situação documental que atesta a regulação obrigatória dos motores dos veículos, através do CRC emitido pela secretaria, e também fazer a medição da emissão de fumaça preta pelos escapamentos.

No caso dos ônibus, as blitzes serão feitas diretamente nas garagens para evitar transtornos à população.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Semmas, Wellington Auzier, informou que este ano as açoes de fiscalização da secretaria serão intensificadas com a finalidade de garantir a melhoria da qualidade do ar na cidade.

A medição é feita com medidores de densidade de fumaça que obedecem a Escala Ringelmann, como determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Por meio da escala, é possível identificar o nível da cor da fumaça emitida pelo veículos. As multas para os veículos flagrados emitindo fumaça preta pode chegar até R$ 35 mil.

As notificaçoes para apresentaçao do CRC na secretaria são dadas aos motoristas que não se encontravam com os documentos no momento da abordagem.