Publicidade
Entretenimento
Oficina de dança

Serviço Social do Comércio realiza oficina de dança-teatro em Manaus

Oficina promovida pelo SESC-AM quer promover consciência corporal e artística, disse o bailarino João Fernandes, instrutor da atividade 29/09/2012 às 14:58
Show 1
Oficina-teatro é voltada para a expressão corporal, movimentação e comunicação entre os participantes
Laynna Feitoza Manaus

Nesta sexta-feira (24), o Serviço Social do Comércio do Amazonas (SESC-AM) promove a oficina de dança-teatro, criada com o intuito de promover a comunicação do corpo e os seus movimentos. A atividade será realizada nesta sexta-feira (24) no SESC da unidade situada na rua Henrique Martins, 427, bairro Centro, das 18h às 21h.

A técnica de dança do SESC e organizadora do evento, Jennyfer Lages, afirmou não ser a primeira vez que a instituição se envolve em atividades voltadas para o meio artístico, e que a atividade não abrangerá apenas a esta parcela. “A Oficina de dança-teatro é voltada para a expressão corporal, para a movimentação, e comunicação entre os participantes”, assegurou Lages.

“A realização da oficina é fruto de uma parceria com o Casarão de Ideias. Decidimos fazer algo diferente, engraçado, principalmente para o público que não conhece dança e teatro”,  ressaltou a técnica, lembrando que qualquer um que integre a faixa etária de 14 a 60 anos pode participar da atividade.  

A arte e sua ação benéfica

Sobre os benefícios da atividade, Lages arrematou: “A atividade faz bem para o corpo, pra voz, pro sentimento. Isso faz bem para as pessoas. Esquecer das vivências do cotidiano e viver uma experiência nova, entrar em um mundo novo”, garantiu a organizadora.

A oficina de dança-teatro será ministrada por João Fernandes, bailarino, ator, e professor do curso de Teatro e Dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduado em Dança pela mesma universidade e técnico em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalha com dança-teatro desde 2001. “A questão é que a oficina une duas linguagens artísticas, que é teatro e dança, e nessa atividade as pessoas não necessariamente são bailarinas ou atrizes. O objetivo maior é despertar o entendimento sobre o corpo”, completou Fernandes.

Fernandes destacou que cotidianamente interagimos com o corpo nos âmbitos de espaço e movimento, e a exploração dos movimentos mais simples estão no foco do instrutor. “Diariamente, todos estão teatralizando, fazendo movimentos cotidianos e repetitivos, e isso não deixa de ser o corpo agindo. “Se empregarmos um olhar artístico sobre os movimentos, eles se transformam em dança e teatro”, disse João.

Técnicas ministradas

Consciência corporal que muitas vezes é esquecida, segundo o bailarino. “Não temos esse olhar de cuidado sobre o próprio corpo. Geralmente, não praticamos alongamento e relaxamento por conta do tempo, o que é importante”, ponderou Fernandes.

“Dentre as técnicas que trabalharemos estão o toque do corpo, do entendimento de espacialidade. Vamos entrar no teatro através dos jogos de improvisação, vamos trabalhar com músicas que ofereceremos e que os participantes poderão escolher. Teremos textos que serão criados a partir do repertório pessoal de cada um, para que, apesar das diferenças, todos possam praticar a interação. Lançaremos o estímulo e as ações dos participantes partirão desse estímulo”, enfatizou o professor.

O bailarino acrescentou que a consciência sobre a comunicação do corpo é capaz de determinar o desempenho das pessoas sobre a vida. “Partimos da ideia de que o corpo fala. Se as pessoas tivessem mais consciência do seu gestual, da forma de se posicionar, de gesticular e de pronunciar, elas ganhariam bastante vantagem em áreas como o mercado de trabalho, por exemplo”, finalizou o ator.

Inscrições

A oficina de dança-teatro é gratuita, mas é necessário portar a carteira do SESC para realizar a inscrição. Para quem não tem a carteirinha e quer participar da oficina, basta ir até a Central de Atendimento do SESC munido de RG, CPF e comprovante de residência. A taxa para a obtenção da carteirinha é R$ 8,00. Para os interessados na oficina que já portam a carteirinha do SESC, é necessário apenas dirigir-se até a Central de Atendimento da unidade e efetuar a inscrição.