Publicidade
Entretenimento
Cuidando de casa

Serviços domésticos : A salvação para quem cuida da casa

Serviços especializados dão dicas e até treinam profissionais para cuidarem de casa 30/07/2012 às 12:32
Show 1
Norma Levi (ao centro) posa com suas duas empregadas domésticas, ou melhor, amigas como ela prefere chamar. Chica e Raimunda trabalham em sua casa há 44 e 53 anos, respectivamente
Israel Conte Manaus

A dona de casa Norma Levi tirou a sorte grande. Suas duas empregadas domésticas, ou amigas como ela prefere chamar, Chica e Raimunda, trabalham em sua casa há 44 e 53 anos, respectivamente. A primeira cuida das coisas da patroa e a segunda é uma cozinheira de mão cheia.

“Elas são minhas maiores amigas porque estão comigo todos os dias e sabem das minhas alegrias e minhas tristezas. E além disso fazem um excelente trabalho”, destaca Norma.

Mas esse conto de fadas vivido pelo trio não é unanimidade. É raro, hoje em dia, encontrar boas empregadas domésticas. Mais raro ainda são as donas de casa, mães e profissionais encontrarem tempo para arrumar a casa - ou no caso de algumas, mesmo saberem executar tão árdua tarefa.


Sensibilizados com tal situação, o Vida & Estilo procurou dicas para facilitar - ou mesmo ensinar - os afazeres domésticos. No quesito limpeza e cozinha encontramos algumas facilidades. Mas os serviços vão além.

Personal mom

O personal mom criado pela ex-empresária de moda Katia Faro, no Rio de Janeiro, é um exemplo. A ideia é formar uma dona de casa perfeita.

Ao contratar os serviços de Katia, a partir de R$ 750, o cliente ganha um menu que dura 15 dias (organizado num livro com cara de caderno de receitas de família) e uma cozinheira muito mais criativa. Katia também palpita na decoração, ensina a arrumar as flores e como por a mesa.

“Criei esse serviço para ajudar minha filha - uma administradora de empresas com pouco tempo para administrar a própria casa. Ensinei a empregada dela e do meu genro a preparar tudo dando atenção aos mínimos detalhes na cozinha”, conta a personal que atende todo o Brasil por telefone e e-mail.

Arrumação geral

Outro serviço interessante é o oferecido pela Hubby comandada por Daisy Khappaz. A empresa ensina as clientes desde como passar roupa a métodos de arrumação em armários. No Ateliê Alba Barbosa, nos Jardins (SP), há o serviço Primeiro Quarto, que ensina casais ocupados e sem experiência doméstica a montarem o ambiente em que vão dividir os lençóis.