Publicidade
Entretenimento
Sonho real

Show 'Sonho de Artista', de Roberto Makassa, acontecerá neste sábado (15)

A apresentação, que será no Teatro Amazonas, representa um sonho realizado na vida do cantor pernambucano 13/09/2012 às 07:58
Show 1
Apesar dos 48 anos de carreira, Roberto Makassa nunca se apresentou no Teatro Amazonas. O cantor sempre teve curiosidade de conhecer o espaço cultural – até mesmo antes de morar em Manaus
Rafael Seixas Manaus, AM

A vida pregou algumas peças no cantor romântico Roberto Makassa, mas nenhum problema pessoal ou de saúde foi capaz de acabar com o sorriso largo desse artista – cego há cinco anos, diabético e com um câncer.

Sempre com sua medalha no pescoço, que ganhou em 1984 no concurso de calouros do “Clube do Bolinha”, extinto programa da TV Bandeirantes, o pernambucano fala de seu show, intitulado “Sonho do Artista”, que será realizado neste sábado, dia 15 de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas.

A apresentação no espaço cultural é um sonho antigo do compositor. “A Kátia Maria estava na minha casa, então eu disse que tinha o sonho de cantar no Teatro Amazonas antes de eu morrer. Ela ficou calada e não falou nada. Aí, a Kátia foi à Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e falou com a secretária do Robério Braga (secretário de cultura). Passaram alguns dias, o telefone tocou e era o Robério querendo falar comigo. Ele disse: ‘Roberto Makassa?’. Respondi: ‘Pois não’. E ele: ‘Quero falar para você que o seu sonho vai ser realizado’ (choro)”, contou.

Kátia Maria vai fazer uma participação especial no evento. Há tempos Makassa sempre quis fazer um show no Teatro Amazonas. Antes mesmo de chegar à cidade, ele já ouvia falar do teatro e tinha uma grande curiosidade de conhecê-lo.

“O conheço por dentro. (...) É um privilégio muito grande poder cantar nele, nessa altura da minha carreira, já com 48 anos de estrada”, disse o artista, que chegou até a estudar a história do espaço cultural.

O repertório do show contará com clássicos de Milton Nascimento, Moacyr Franco, Altemar Dutra, entre outros. “‘Estela’ será a única canção de minha autoria que vou cantar”, afirmou. Makassa já gravou 5 vinis, 7 CDs e 4 DVDs.

O pernambucano, radicado em Manaus há 23 anos, teve uma projeção em nível nacional ao participar do programa “Clube do Bolinha”, sendo figura carimbada em programas de calouros dos anos 80, como os de Silvio Santos, Chacrinha, Raul Gil, Barros de Alencar, entre outros.

Em Manaus

O pernambucano se mudou para Manaus em 1989, quando assinou um contrato com a empresa bebidas Antártica. Além disso, como o músico diz, não tem como sair da cidade porque ele comeu jaraqui, farinha do uarini e tomou água do Rio Negro.

“Sempre defendi o Amazonas. Tanto que o Bolinha, quando eu ainda ia ao programa, falava: ‘Meu calouro de ouro hoje reside no Amazonas’. Ele dizia que eu era o rei do Amazonas. Tenho orgulho de estar numa terra que me recebeu tão bem. Até hoje sou bem recebido aonde eu chego, aqui é uma terra onde fiz boas amizades”.

Conselho

Para os amazonenses que estão iniciando na carreira artística e que almejam uma projeção em nível nacional, Makassa explica que para muitos profissionais da região falta humildade e que é necessário nascer com o dom.

“Hoje em dia tem muita coisa fabricada. O dom vem de nascença, de berço”.

Filho crescer

Ao ser questionado se teria outro sonho além de cantar no teatro, ele respondeu: “Queria ver o meu filho mais novo crescer. Peço a Deus que eu demore mais um pouco para deixá-lo bem encaminhado”, disse, se referindo ao seu terceiro filho, o Lucas, de 12 anos de idade.

No próximo mês, o “rei do Amazonas” vai passar por um procedimento cirúrgico delicado devido o seu câncer.

Serviço

O que é: Show “Sonho do Artista”, com Roberto Makassa, acompanhado de sua banda. Haverá a participação da cantora amazonense Kátia Maria

Onde: Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus

Quando: Neste sábado, dia 15, às 20h info: (92) 9438-5404 /9995-2968