Publicidade
Entretenimento
Vida

'Sinta-se à vontade para piratear': O Teatro Mágico lotou o Direcional no fim de semana

Misturando diversas linguagens artísticas, banda paulista fez show em Manaus na sexta-feira, dia 23. Com quase duas horas de duração e 19 músicas no set list, o show teve direito a todos os elementos com os quais os fãs da banda já estão acostumados – música, poesia, acrobacias e performances com fogo e tecido aéreo 26/11/2012 às 08:51
Show 1
Grupo apresentou repertório do álbum 'A Sociedade do Espetáculo'
Rosiel Mendonça e Laynna Feitoza Manaus, AM

Na última sexta-feira, dia 23, o Teatro Direcional foi palco de um dos melhores shows que Manaus recebeu neste ano: o da banda paulista O Teatro Mágico (TM). A trupe retornou à cidade pela segunda vez para mostrar o repertório do terceiro disco, “A sociedade do espetáculo” – na opinião do vocalista e líder do grupo, Fernando Anitelli, um show “mais qualificado” em relação ao que fizeram na Virada Cultural do ano passado.

O espetáculo do TM foi mesmo de encher os olhos. Com quase duas horas de duração e 19 músicas no set list, o show teve direito a todos os elementos com os quais os fãs da banda já estão acostumados – música, poesia, acrobacias e performances com fogo e tecido aéreo. A posição do palco do Direcional em dias de grandes shows é um verdadeiro desafio à versatilidade dos músicos, e o Teatro Mágico se saiu muito bem nesse quesito.

Questão de estética

A proposta do Teatro Mágico é levar para o palco uma estética diferente, com referências ao circo no cenário e nos trajes, e à filosofia nas letras. Com o apoio de uma banda competente, as músicas vão facilmente do rock ao melódico, passeando também pelo cancioneiro popular. “O propósito é, através da nossa arte, conseguirmos vomitar aquilo que nos aflige”, resumiu Anitelli. Para ele, a interferência do público é essencial. “O público vem transfigurado num personagem próprio”.

O que também faz do TM uma banda diferente é a postura que a trupe adota diante da nova economia criativa. Antes do show começar, uma voz anunciou: “É permitido filmar e fotografar, contanto que depois tudo vá para a rede e seja compartilhado”. Durante a apresentação, Anitelli também fez questão de ressaltar: “Façam cópias do nosso trabalho, isso não é pirataria. Compartilhar música é trocar afetividade”.

E, assim, o grupo completa nove anos no próximo mês com 400 mil CDs e mais de 120 mil DVDs vendidos, além de 6 milhões de downloads legais. A mistura de linguagens artísticas e a confiança com que transita em um mercado fonográfico transformado fazem do Teatro Mágico uma das bandas com maior personalidade e sensibilidade no cenário atual. “A necessidade de amadurecer e de sempre trazer um projeto revigorado é uma responsabilidade gigante que nos ocupa”, finalizou o vocalista.

Canções emocionam

“Pena”, “Transição” e “Realejo” foram algumas das músicas que fizeram as emoções aflorarem no público que lotou o Direcional. Foi o caso da promoter Alessandra Vilikosky, que não escondeu a empolgação e subiu no palco durante a última música, “O anjo mais velho”.

“Foi uma música que me tocou profundamente porque me lembrou a minha avó, falecida há pouco tempo, assim como o irmão do Anitelli. Nós conversamos antes do show e ele disse: ‘Essa é para dar força para as pessoas e para a gente seguir em frente’”, contou Vilikosky.

Quem também estava com todas as letras do grupo na ponta da língua era o pequeno Fernando Cipriano, de 9 anos de idade, que estava acompanhado pela família. “Conhecemos o TM na Virada Cultural e, desde então, toda a família adora a banda”, explicou a mãe de Fernando, a advogada Izabel Cipriano.

Acessibilidade e novidades

Anitelli se queixou da difícil acessibilidade à região Norte. “A gente quer vir pra cá, é nosso país, é nosso chão comum. Nós temos público aqui, estamos aprendendo vindo pra cá. Essa troca é fundamental”, afirmou. Vários produtos oficiais do Teatro Mágico (CDs, DVDs, camisas, acessórios e adesivos) podem ser adquiridos na loja virtual da banda (www. lojinhaoteatro magico.com.br). Em março de 2013, o Teatro Mágico lança o DVD que a banda gravou há duas semanas e, no segundo semestre, um novo álbum vai sair do forno. No show de sexta, a trupe apresentou uma das músicas inéditas, intitulada 'Quando a fé ruge'.

Oficinas

Na tarde de sexta-feira, integrantes da trupe ministraram oficinas de “Produção cultural”, “Vivência em malabares” e “Expressão corporal” no Direcional.