Publicidade
Entretenimento
Vida

Sobrepreso e obesidade pode provocar doenças graves

Somente 30% da população adulta de Manaus come de forma correta e se mantém dentro do peso ideal. Os obesos somam 18% 17/10/2012 às 08:17
Show 1
A obesidade, que atinge 18% da população adulta de Manaus, é a porta de entrada para hipertensão e diabetes
náferson cruz ---

A má alimentação, principalmente pela falta de consumo de legumes e frutas, deixa 52% da população adulta de Manaus com sobrepeso e 18% com algum grau de obesidade. Estes dados, apresentados nesta terça-feira (16), pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) mostra que apenas 30% dos adultos na capital amazonense se alimentam corretamente e está no peso ideal. “Um dos desafios é superar a obesidade. Ela demonstra o quanto a população se alimenta mal, não é sinônimo de que estamos  comendo muito, mas de que estamos comendo errado”, explica  o presidente do Consea no Amazonas, Marc Arthur Loureiro. “Geralmente, está faltando vitaminas e sais minerais na alimentação de quem come errado e isso faz com que o corpo acabe pedindo mais comida de uma forma genérica”, completou.

O estudo da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) indica que 18% da população adulta de Manaus está obesa, índice que supera a taxa nacional do estudo elaborada em 2011, que é de 15,8%.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).